Repository logo
 
Publication

Polígonos e poliedros: trabalhar a relação 2D-3D

dc.contributor.authorConceição, Joana
dc.contributor.authorRodrigues, Margarida
dc.date.accessioned2023-01-04T11:10:55Z
dc.date.available2023-01-04T11:10:55Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractNos últimos anos têm surgido trabalhos de investigação que sugerem a importância de trabalhar a bidimensionalidade e a tridimensionalidade de forma integrada (Johnston-Wilder & Mason, 2005; Sinclair, Mamolo & Whiteley, 2011). O trabalho integrado 2D-3D permite aprofundar as relações que os alunos são capazes de estabelecer dentro de cada representação para depois utilizarem essas relações no trabalho entre as duas representações. Segundo Johnston-Wilder e Mason (2005), para que os alunos se familiarizem com as figuras geométricas e estabeleçam relações entre as diferentes formas de representação, é necessário que manipulem essas figuras, analisando-as, explorando-as e estabelecendo relações que, à medida que são compreendidas, são também percecionadas como propriedades. Apesar de haver uma tendência para considerar que os alunos mais novos devem começar pelas figuras tridimensionais, trabalhando depois as figuras bidimensionais, estes autores referem que um dos caminhos possíveis é trabalhar a geometria espacial e a geometria plana de forma integrada. Neste artigo, temos como objetivo compreender como é que os alunos do 1.º ano do ensino básico relacionam poliedros e os polígonos presentes nas suas faces, em particular que tipo de relações estabelecem entre representações 2D e 3D de poliedros.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationConceição, J., & Rodrigues, M. (2020). Polígonos e poliedros: Trabalhar a relação 2D-3D. Educação e Matemática, 156, 12-15.pt_PT
dc.identifier.issn0871-7222
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15234
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectPoliedrospt_PT
dc.subjectPolígonospt_PT
dc.titlePolígonos e poliedros: trabalhar a relação 2D-3Dpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage15pt_PT
oaire.citation.startPage12pt_PT
oaire.citation.titleEducação e Matemáticapt_PT
oaire.citation.volume156pt_PT
person.familyNameBandeira da Conceição
person.familyNameRodrigues
person.givenNameJoana Rita
person.givenNameMargarida
person.identifier1782812
person.identifier.ciencia-id8217-1AF2-FB96
person.identifier.ciencia-id1B1C-88B5-75C4
person.identifier.orcid0000-0002-4295-0368
person.identifier.orcid0000-0003-4658-6281
person.identifier.scopus-author-id57202834296
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication42cdfc8b-7f79-4508-be19-9fee9882884d
relation.isAuthorOfPublication0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery42cdfc8b-7f79-4508-be19-9fee9882884d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
GTI_Polígonos e poliedros_trabalhar as relações 2D-3D_ConceiçãoRodrigues.pdf
Size:
379.52 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections