Repository logo
 
Publication

A emergência do pensamento algébrico num grupo de crianças de 4 anos — entre os livros infantis e os padrões de repetição

dc.contributor.authorSerra, Paula
dc.contributor.authorRodrigues, Margarida
dc.date.accessioned2015-05-27T08:47:25Z
dc.date.available2015-05-27T08:47:25Z
dc.date.issued2015-03
dc.description.abstractSão vários os autores que referem a importância do desenvolvimento do pensamento algébrico desde os anos iniciais, nomeadamente desde o pré-escolar. Para Threlfall(1999), o estudo dos padrões constitui um veículo privilegiado para o fazer. Neste artigo, apresentam-se algumas das tarefas que foram propostas a um grupo de crianças de 4 anos, centradas em padrões de repetição, num contexto de exploração da literatura infantil, tendo surgido na sequência das histórias «A lagartinha comilona» e «A casa da Mosca Fosca». Todas as tarefas foram iniciadas sempre com a leitura da história respetiva, em grande grupo. As tarefas foram realizadas no âmbito da tese de mestrado da primeira autora (Serra, 2014), educadora das crianças, sendo que os nomes das crianças aqui referidos são fictícios, de modo a garantir o seu anonimato.por
dc.identifier.citationSerra, P., & Rodrigues, M (2015). A emergência do pensamento algébrico num grupo de crianças de 4 anos: Entre os livros infantis e os padrões de repetição. Educação e Matemática, 132, 3-9. ISSN: 0871-7222por
dc.identifier.issn0871-7222
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/4600
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherAPMpor
dc.subjectPensamento algébricopor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectLivro infantilpor
dc.subjectPadrões de repetiçãopor
dc.titleA emergência do pensamento algébrico num grupo de crianças de 4 anos — entre os livros infantis e os padrões de repetiçãopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage9por
oaire.citation.startPage3por
oaire.citation.titleEducação e Matemáticapor
oaire.citation.volume132por
person.familyNameRodrigues
person.givenNameMargarida
person.identifier1782812
person.identifier.ciencia-id1B1C-88B5-75C4
person.identifier.orcid0000-0003-4658-6281
person.identifier.scopus-author-id57202834296
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A emergência do pensamento algébrico num grupo de crianças de 4 anos.pdf
Size:
441.37 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections