Repository logo
 
Publication

PlayTrain - O brincar e o jogo na formação e prática dos educadores de infância

dc.contributor.authorLino, Dalila
dc.contributor.authorHortas, Maria João
dc.contributor.authorNunes, Clarisse
dc.contributor.authorRocha, Carla
dc.contributor.authorVieira, Natália
dc.contributor.authorSá, Kátia
dc.contributor.authorFuertes, Marina
dc.date.accessioned2021-09-03T10:29:17Z
dc.date.available2021-09-03T10:29:17Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractEste projeto tem como principal objetivo compreender os lugares/espaços do brincar e do jogo na educação das crianças dos 0 aos 6 anos, promovendo a formação de profissionais capazes de desenvolver práticas que favoreçam a agência da criança, a experimentação no mundo físico e social e o desenvolvimento da imaginação e da criatividade. Os participantes são estudantes do Mestrado em Educação Pré-escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa no ano 2018/2019. A metodologia é predominantemente qualitativa e integra a investigação e a intervenção. Através da aplicação de um questionário, da análise de propostas de intervenção e da observação das práticas, procura-se identificar as representações dos estudantes sobre o papel do brincar e do jogo na educação de infância e compreender como as integram na prática. A realização de workshops e grupos focais promove a reflexão e o desenvolvimento de competências dos futuros educadores para a construção de práticas desenvolvimentalmente adequadas. A análise dos resultados, ainda a decorrer, indicia que as estudantes valorizam as atividades estruturadas em detrimento dos tempos do brincar e do jogo.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This project has as main objective to understand the places / spaces of play and games in the education of children from 0 to 6 years, promoting the formation of professionals able to develop practices that favor child’s agency, experimentation in the physical and social world and the development of imagination and creativity. The participants are students of the Masters in Pre-school Education of the Higher Education School of Lisbon in the year 2018/2019. The methodology is predominantly qualitative and integrates research and intervention. Through the application of a questionnaire, analysis of intervention proposals and observation of practices, the aim is to identify the representations of students about the role of play and play in childhood education and to understand how they integrate them in practice. The realization of workshops and focus groups promotes the reflection and development of the skills of the future educators to construct developmentally appropriate practices. The data analysis, still in progress, shows that the students value the structured activities over the play and game moments.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-84-17934-76-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/13670
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.ub.edu/ired19/pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectBrincarpt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectFormação de educadorespt_PT
dc.subjectPlaypt_PT
dc.subjectEarly childhood educationpt_PT
dc.subjectTeacher educationpt_PT
dc.titlePlayTrain - O brincar e o jogo na formação e prática dos educadores de infânciapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBarcelonapt_PT
oaire.citation.endPage873pt_PT
oaire.citation.startPage867pt_PT
oaire.citation.titleConferencia Internacional de Investigación en Educación: Retos, tendencias y compromisos}pt_PT
person.familyNameLino
person.familyNameBarroso Hortas
person.familyNameAlexandrino Nunes
person.familyNameMatos Rocha
person.familyNameVieira
person.familyNameSantos
person.familyNameFuertes
person.givenNameDalila
person.givenNameMaria João
person.givenNameMaria Clarisse
person.givenNameCarla Edite
person.givenNameNatália
person.givenNameKátia
person.givenNameMarina
person.identifier526876
person.identifier.ciencia-idE514-D8FA-57C2
person.identifier.ciencia-id0310-7ED6-E75D
person.identifier.ciencia-id1714-308F-9C8C
person.identifier.ciencia-id4617-14F6-EDFE
person.identifier.ciencia-idA319-FCCE-32BA
person.identifier.ciencia-id2416-A724-93B2
person.identifier.orcid0000-0001-7655-6679
person.identifier.orcid0000-0002-3159-8362
person.identifier.orcid0000-0002-6313-3439
person.identifier.orcid0000-0001-9385-4993
person.identifier.orcid0000-0001-9033-9240
person.identifier.orcid0000-0002-5445-808X
person.identifier.orcid0000-0001-7061-5092
person.identifier.ridM-6480-2013
person.identifier.scopus-author-id16301662000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication24bb1f14-446c-4a3a-a932-60b2e0ca030c
relation.isAuthorOfPublicationdeaa410a-dc1e-4718-81c2-f30f8cc615e0
relation.isAuthorOfPublicationbb5eca4f-1b40-4a40-8815-5eb464988329
relation.isAuthorOfPublication819dd72b-8ef4-4cdc-89c0-bc93456783fa
relation.isAuthorOfPublicationa306e6e2-cc48-4f8d-b9ec-6839410ea06e
relation.isAuthorOfPublication4f250dde-81c3-441d-9ed7-249758e0b9d0
relation.isAuthorOfPublicationfbb8b28c-1228-4391-8dfd-bde2c9e204d8
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4f250dde-81c3-441d-9ed7-249758e0b9d0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
867_PlayTrain - O brincar e o jogo na formação e práticados educadores de infânciaactes_proceedings_ired_19.pdf
Size:
304.63 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections