Publication
Teatro no 1º ciclo do ensino básico: Que relação entre formação de professores e práticas pedagógicas?
dc.contributor.author | António, Luís | |
dc.contributor.author | Falcão, Miguel | |
dc.date.accessioned | 2015-05-21T09:09:09Z | |
dc.date.available | 2015-05-21T09:09:09Z | |
dc.date.issued | 2015-03 | |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta um estudo do tipo qualitativo, tematicamente centrado na influência da formação escolar e extraescolar em Teatro, obtida pelos professores do 1º ciclo do ensino básico (1º CEB), na sua prática pedagógica nesta área. No quadro teórico deste estudo, confrontamos diferentes perspetivas correlacionadas com o conceito de Teatro na Educação e enquadramos as modalidades de formação de professores: inicial, contínua e ao longo da vida. Foram definidos três objetivos gerais, relacionados com (i) as especificidades da abordagem curricular do teatro em 1ºCEB, (ii) as motivações dos professores do 1º CEB em relação à formação em teatro na educação e (iii) a relevância das experiências de formação anteriores às práticas pedagógicas. A amostra de 10 professores do 1º CEB, com e sem experiência de formação em Teatro, foi selecionada, com base em critérios previamente definidos, a partir de um conjunto de 56 respondentes a um inquérito por questionário. Aos docentes da amostra foram feitas entrevistas semidiretivas, submetidas a análise de conteúdo. Os resultados foram triangulados com outros, obtidos por via de pesquisa e análise documental. Concluímos que os professores do 1º CEB, que detêm formação regular e aprofundada em teatro, integram mais esta área artística nas suas práticas pedagógicas, revelam um entendimento flexível da gestão do currículo e demonstram mais interesse em continuarem a atualizar os seus específicos conhecimentos e competências nesta área. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-95733-5-2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/4559 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa | por |
dc.subject | Teatro na educação | por |
dc.subject | Expressão dramática | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Formação ao longo da vida | por |
dc.title | Teatro no 1º ciclo do ensino básico: Que relação entre formação de professores e práticas pedagógicas? | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.endPage | 36 | por |
oaire.citation.startPage | 26 | por |
oaire.citation.title | Atas do II Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa | por |
person.familyName | Falcão | |
person.givenName | Miguel | |
person.identifier.ciencia-id | 2A1B-2FDE-132C | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5506-0516 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | e5f2fbf4-97c9-4b0c-b8ad-017e16dfca78 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | e5f2fbf4-97c9-4b0c-b8ad-017e16dfca78 |