Repository logo
 
Publication

Teatro no 1º ciclo do ensino básico: Que relação entre formação de professores e práticas pedagógicas?

dc.contributor.authorAntónio, Luís
dc.contributor.authorFalcão, Miguel
dc.date.accessioned2015-05-21T09:09:09Z
dc.date.available2015-05-21T09:09:09Z
dc.date.issued2015-03
dc.description.abstractEste artigo apresenta um estudo do tipo qualitativo, tematicamente centrado na influência da formação escolar e extraescolar em Teatro, obtida pelos professores do 1º ciclo do ensino básico (1º CEB), na sua prática pedagógica nesta área. No quadro teórico deste estudo, confrontamos diferentes perspetivas correlacionadas com o conceito de Teatro na Educação e enquadramos as modalidades de formação de professores: inicial, contínua e ao longo da vida. Foram definidos três objetivos gerais, relacionados com (i) as especificidades da abordagem curricular do teatro em 1ºCEB, (ii) as motivações dos professores do 1º CEB em relação à formação em teatro na educação e (iii) a relevância das experiências de formação anteriores às práticas pedagógicas. A amostra de 10 professores do 1º CEB, com e sem experiência de formação em Teatro, foi selecionada, com base em critérios previamente definidos, a partir de um conjunto de 56 respondentes a um inquérito por questionário. Aos docentes da amostra foram feitas entrevistas semidiretivas, submetidas a análise de conteúdo. Os resultados foram triangulados com outros, obtidos por via de pesquisa e análise documental. Concluímos que os professores do 1º CEB, que detêm formação regular e aprofundada em teatro, integram mais esta área artística nas suas práticas pedagógicas, revelam um entendimento flexível da gestão do currículo e demonstram mais interesse em continuarem a atualizar os seus específicos conhecimentos e competências nesta área.por
dc.identifier.isbn978-989-95733-5-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/4559
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherCIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboapor
dc.subjectTeatro na educaçãopor
dc.subjectExpressão dramáticapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectFormação ao longo da vidapor
dc.titleTeatro no 1º ciclo do ensino básico: Que relação entre formação de professores e práticas pedagógicas?por
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage36por
oaire.citation.startPage26por
oaire.citation.titleAtas do II Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboapor
person.familyNameFalcão
person.givenNameMiguel
person.identifier.ciencia-id2A1B-2FDE-132C
person.identifier.orcid0000-0002-5506-0516
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicatione5f2fbf4-97c9-4b0c-b8ad-017e16dfca78
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye5f2fbf4-97c9-4b0c-b8ad-017e16dfca78

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
António & Falcão.pdf
Size:
229.31 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections