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Advisor(s)
Abstract(s)
Objective: Verify whether the practice of physical activity, before
the social distancing imposed by COVID-19, influences children’s
routines during this period, in children of different ages.
Methods: Descriptive cross-sectional study carried out with an
online questionnaire from LimeSurvey and disseminated for four
months during social distancing. The questionnaire contained
questions about family composition, household characteristics,
household and children’s routines, including habits such as
sleeping, physical activity, intellectual activity, playing with and
without physical activity, and screen time. The final sample
consisted of 916 participating families that answered about the
physical activity habits of their respective children before the
pandemic. Children were divided into three age groups (three to
five years, six to nine years, and ten to twelve years). Independent
Student’s t-tests were performed to investigate whether the
previous practice of scheduled physical activity group and the
no physical activity group differed as to the time dedicated to
children’s activities and routines (intellectual activity, sleeping,
screen time, playing with and without physical activity), by age
groups, during social distancing.
Results: There was a decrease in the levels of physical activity
undertaken by Brazilian children during social distancing. There was
no difference when both groups. The children with previous
practice of scheduled physical activity did not display different
habits from the children who did not adopt this practice. Conclusions: The practice of physical activity before social
distancing did not influence the level of physical activity and
other habits during social distancing. Healthy habits should be
encouraged and targeted for all children during the pandemic.
These findings can contribute to the formulation of public
policies for children during pandemic times.
Resumo Objetivo: Verificar se a prática de atividade física antes do distanciamento social imposto pela COVID-19 influencia a rotina de crianças de diferentes faixas etárias durante esse período. Métodos: Estudo transversal descritivo realizado com base em um questionário online do LimeSurvey e divulgado por quatro meses durante o distanciamento social. O questionário continha perguntas sobre a composição familiar, características domiciliares, rotinas domésticas e infantis, incluindo hábitos como sono, atividade física, atividade intelectual, lazer com e sem atividade física e tempo de tela. Participaram da amostra final 916 famílias, as quais responderam sobre os hábitos de atividade física de seus filhos antes da pandemia. As crianças foram divididas em 3 faixas etárias (3–5 anos, 6–9 anos e 10–12 anos). Testes t de Student independentes foram realizados para investigar se os grupos que praticavam e não praticavam atividade física programada anteriormente diferiam quanto ao tempo dedicado às atividades e rotinas infantis (atividade intelectual, sono, tempo de tela, lazer com e sem atividade física), por faixa etária, durante o distanciamento social. Resultados: Houve diminuição da atividade física de crianças brasileiras durante o distanciamento social. Não houve diferença entre os grupos. Crianças que praticavam atividade física programada anteriormente não apresentaram hábitos diferentes daquelas que não adotavam essa prática. Conclusões: A prática de atividade física antes do distanciamento social não influenciou o nível de atividade física e outros hábitos das crianças durante esse período. Hábitos saudáveis devem ser estimulados e direcionados a todas as crianças ao longo da pandemia. Esses achados podem contribuir para a elaboração de políticas públicas para crianças em períodos de pandemia.
Resumo Objetivo: Verificar se a prática de atividade física antes do distanciamento social imposto pela COVID-19 influencia a rotina de crianças de diferentes faixas etárias durante esse período. Métodos: Estudo transversal descritivo realizado com base em um questionário online do LimeSurvey e divulgado por quatro meses durante o distanciamento social. O questionário continha perguntas sobre a composição familiar, características domiciliares, rotinas domésticas e infantis, incluindo hábitos como sono, atividade física, atividade intelectual, lazer com e sem atividade física e tempo de tela. Participaram da amostra final 916 famílias, as quais responderam sobre os hábitos de atividade física de seus filhos antes da pandemia. As crianças foram divididas em 3 faixas etárias (3–5 anos, 6–9 anos e 10–12 anos). Testes t de Student independentes foram realizados para investigar se os grupos que praticavam e não praticavam atividade física programada anteriormente diferiam quanto ao tempo dedicado às atividades e rotinas infantis (atividade intelectual, sono, tempo de tela, lazer com e sem atividade física), por faixa etária, durante o distanciamento social. Resultados: Houve diminuição da atividade física de crianças brasileiras durante o distanciamento social. Não houve diferença entre os grupos. Crianças que praticavam atividade física programada anteriormente não apresentaram hábitos diferentes daquelas que não adotavam essa prática. Conclusões: A prática de atividade física antes do distanciamento social não influenciou o nível de atividade física e outros hábitos das crianças durante esse período. Hábitos saudáveis devem ser estimulados e direcionados a todas as crianças ao longo da pandemia. Esses achados podem contribuir para a elaboração de políticas públicas para crianças em períodos de pandemia.
Description
Keywords
Coronavirus infection Motor activity Child development Pandemic Social isolation Infecções por coronavírus Atividade motora Desenvolvimento infantil Pandemia Isolamento social
Citation
Siegle, Cristhina Bonilha Huster et al. Do children’s previous physical activity habits influence their behaviors during the Covid-19 social distancing period?. Revista Paulista de Pediatria [online]. 2022, v. 40 [Accessed 20 July 2022] , e2021010. Available from: <https://doi.org/10.1590/1984-0462/2022/40/2021010>. Epub 05 Jan 2022. ISSN 1984-0462. https://doi.org/10.1590/1984-0462/2022/40/2021010.