Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.05 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A presente pesquisa analisa as diferenças no envolvimento dos estudantes do Ensino
Superior, definido como um processo de investimento motivacional na aprendizagem e na escola,
em função das variáveis residência e ano académico. A amostra foi constituída por 715 estudantes
tendo os dados sido recolhidos através de um inquérito on-line que incluiu a Escala de Envolvimento
dos Alunos na Escola, uma Escala Quadri-Dimensional. Na análise dos resultados em função da
residência, foram encontradas diferenças significativas no envolvimento, favoráveis aos estudantes
não deslocados e, em função do ano académico, favoráveis, na dimensão afetiva, ao primeiro ano
face ao grupo finalista e, na dimensão agenciativa, aos finalistas relativamente ao grupo do segundo
ano. Os resultados foram interpretados à luz da literatura revista.
Description
Keywords
Envolvimento do estudante Ensino superior Residência Ano académico
Citation
Covas, F. & Veiga, F. H. (2020). Envolvimento dos estudantes no ensino superior: Análise em função da residência e do ano académico. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, XXIV(3), 720. http://pec.ispgaya.pt/index.php/publicacoes