Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Envolvimento dos estudantes no ensino superior: análise em função da residência e do ano académico

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A presente pesquisa analisa as diferenças no envolvimento dos estudantes do Ensino Superior, definido como um processo de investimento motivacional na aprendizagem e na escola, em função das variáveis residência e ano académico. A amostra foi constituída por 715 estudantes tendo os dados sido recolhidos através de um inquérito on-line que incluiu a Escala de Envolvimento dos Alunos na Escola, uma Escala Quadri-Dimensional. Na análise dos resultados em função da residência, foram encontradas diferenças significativas no envolvimento, favoráveis aos estudantes não deslocados e, em função do ano académico, favoráveis, na dimensão afetiva, ao primeiro ano face ao grupo finalista e, na dimensão agenciativa, aos finalistas relativamente ao grupo do segundo ano. Os resultados foram interpretados à luz da literatura revista.

Description

Keywords

Envolvimento do estudante Ensino superior Residência Ano académico

Citation

Covas, F. & Veiga, F. H. (2020). Envolvimento dos estudantes no ensino superior: Análise em função da residência e do ano académico. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, XXIV(3), 720. http://pec.ispgaya.pt/index.php/publicacoes

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Collections

CC License