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Equilibragem dinâmica de rotores

dc.contributor.advisorRoque, António Afonso
dc.contributor.advisorHenriques, Nuno Paulo Ferreira
dc.contributor.authorAzevedo, Acácio Manuel Igreja de
dc.date.accessioned2020-06-26T16:05:44Z
dc.date.available2020-06-26T16:05:44Z
dc.date.issued2019-12-17
dc.descriptionTrabalho final de mestrado para obtenção do grau de mestre em Engenharia Mecânicapt_PT
dc.description.abstractÀ medida que as máquinas se tornam mais rápidas, o efeito do desequilíbrio torna-se muito mais grave. Um nível de desequilíbrio aceitável em baixa velocidade é completamente inaceitável a uma velocidade superior. Isso ocorre porque a condição de desequilíbrio produz uma força centrífuga que aumenta à medida que a velocidade aumenta. O desequilíbrio aumenta pelo quadrado da velocidade. É a força centrífuga que causa a vibração nos apoios (rolamentos / chumaceiras) e na estrutura envolvente. A exposição prolongada à vibração resulta em danos e no aumento do tempo de inatividade da máquina. A vibração pode ainda ser transmitida para máquinas adjacentes, afetando a sua precisão ou desempenho. Identificar e corrigir a distribuição de massa, de forma a minimizar a força centrífuga e resultante vibração, é a técnica conhecida como equilíbrio dinâmico. Ao longo desta dissertação de tese de mestrado são analisados e discutidos vários métodos de equilibragem disponíveis nomeadamente a ―equilibragem com fase‖ versus ―equilibragem sem fase‖, a ―equilibragem num plano‖ e a ―equilibragem multiplano‖. São ainda referidas as normas que regem o desequilíbrio residual admissível e os graus de qualidade. Com este trabalho pretende-se identificar com clareza as razões pelas quais, na prática, a operação de equilibragem pode não resultar caso não exista um correto diagnóstico que tenha em conta toda a envolvente da equilibragem.pt_PT
dc.description.abstractAs the machines become faster, the effect of the imbalance becomes much more severe. An acceptable level of imbalance at low speed is completely unacceptable at a higher speed. This is because the unbalance condition produces a centrifugal force that increases as speed increases. The imbalance increases by the square of the velocity. It is the centrifugal force that causes vibration in the bearings and the surrounding structure. Prolonged exposure to vibration results in damage and increased machine downtime. Vibration can still be transmitted to adjacent machines, affecting their accuracy or performance. Identifying and correcting mass distribution, to minimize centrifugal force and resulting vibration, is the technique known as dynamic equilibrium. Throughout this master thesis several available balancing methods are analyzed and discussed namely "phase balancing" versus "phase less balancing", "balancing on a plane" and "multi-plane balancing". The rules governing the permissible residual imbalance and the quality grades are also mentioned. With this work it was intended to clearly identify the reasons why, in practice, the balancing operation may not result if there is a correct diagnosis that considers the whole balancing environment.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationAZEVEDO, Acácio Manuel Igreja de - Equilibragem dinâmica de rotores. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2019. Dissertação de mestrado.pt_PT
dc.identifier.tid202490157
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11949
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Engenharia de Lisboapt_PT
dc.subjectEquilibragem estáticapt_PT
dc.subjectStatic balancept_PT
dc.subjectEquilibragem dinâmicapt_PT
dc.subjectDynamic balancept_PT
dc.subjectCentro de massapt_PT
dc.subjectCenter of masspt_PT
dc.subjectMelhoramento da equilibragem finalpt_PT
dc.subjectTrim balancept_PT
dc.subjectSensorespt_PT
dc.subjectSensorspt_PT
dc.subjectTransdutorespt_PT
dc.subjectTransmitterspt_PT
dc.titleEquilibragem dinâmica de rotorespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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