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Advisor(s)
Abstract(s)
In this study we compare maternal and paternal interaction and speech directed to their children, in
order to analyze differences and similitudes between the dyads. For that purpose, 80 dyads were taped in a free
play situation – forty 15 months old children (25 girls, 15 boys) interacting with their parents. Results demonstrate
no significant differences regarding the way mothers and fathers interact with their sons and daughters. However,
differences in mothers versus fathers’ style of communication toward their children were found, particularly
naming and positive evaluation behaviors. Although differences were found, we underline positive correlation in
interaction and communication of cohabiting parents.
Resumo: Neste estudo são comparadas a interação e a linguagem dirigida aos filhos(as) pelos pais e mães, para analisar as diferenças e semelhanças entre as díades. Para o efeito, foram videogravadas durante uma situação de brincadeira livre 80 díades – 40 crianças (25 meninas e 15 meninos) de 15 meses em interação com os respetivos pai e mãe. Os resultados revelam que não há diferenças significativas na forma de os pais e as mães interagirem com seus filhos e filhas. Contudo, observam-se diferenças na linguagem dirigida às crianças por pais e mães, em particular em comportamentos de nomeação e avaliação positiva. Para além das diferenças são de sublinhar correlação positiva quer na interação, quer na comunicação de pais que coabitam.
Resumo: Neste estudo são comparadas a interação e a linguagem dirigida aos filhos(as) pelos pais e mães, para analisar as diferenças e semelhanças entre as díades. Para o efeito, foram videogravadas durante uma situação de brincadeira livre 80 díades – 40 crianças (25 meninas e 15 meninos) de 15 meses em interação com os respetivos pai e mãe. Os resultados revelam que não há diferenças significativas na forma de os pais e as mães interagirem com seus filhos e filhas. Contudo, observam-se diferenças na linguagem dirigida às crianças por pais e mães, em particular em comportamentos de nomeação e avaliação positiva. Para além das diferenças são de sublinhar correlação positiva quer na interação, quer na comunicação de pais que coabitam.
Description
Keywords
Interaction Children directed speech Gender Parenthood Interação Fala dirigida às crianças Gênero Parentalidade IPL/2016/Tandem4_ESELx
Citation
Fuertes, Marina, Castro, Sofia, Alves, Maria João, Faria, Anabela, Osório, Tiago, & Sousa, Otília. (2017). Interação e linguagem dirigida a crianças de quinze meses. Psicologia USP, 28(3), 346-357. https://dx.doi.org/10.1590/0103-656420160154