Repository logo
 
Publication

Formação continuada de professores que lecionam matemática: desenvolvendo a prática reflexiva docente

dc.contributor.authorGarcia Silva, Angelica Da Fontoura
dc.contributor.authorSerrazina, Maria De Lurdes
dc.contributor.authorMendonça Campos, Tânia Maria
dc.date.accessioned2020-06-01T09:31:24Z
dc.date.available2020-06-01T09:31:24Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractEste artigo apresenta as discussões e parte dos resultados de uma pesquisa desenvolvida durante três anos em uma escola de Ensino Fundamental. No estudo apresentado foram analisadas reflexões sobre a prática docente, realizadas por um grupo de 17 professores de Matemática que lecionavam para os Anos Iniciais em um contexto de um curso de formação continuada. A coleta de dados incluiu os depoimentos colhidos durante o processo de formação e entrevistas semiestruturadas realizadas depois da intervenção do professor. Teoricamente, esta investigação fundamentou-se tanto em teorias que discutem questões relacionadas à formação de professores como em estudos que investigam questões didáticas sobre a fração. A análise dos dados permitiu identificar que a reflexão observada durante o processo de formação propiciou, além do avanço na compreensão do objeto matemático, o aprimoramento da análise de questões didáticas do conteúdo.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This article presents the discussions and part of the results from a research carried out over a three-year-period in an elementary school setting. In the study, we analyzed reflections on teaching practices from 17 math teachers from an elementary school who took part in a continuing education course. Data collection included interviews obtained during the training process and semi-structured interviews conducted after the intervention of the teacher. This research was based both on theoretical discussions related to teacher training as well as studies investigating didactic questions on teaching fractions. Data analysis identified that reflections observed during training provided, in addition to advancing the understanding of mathematical object, improved analysis of didactic content.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSilva, Angélica da Fontoura Garcia, Serrazina, Maria de Lurdes, & Campos, Tânia Maria Mendonça. (2014). Formação Continuada de Professores que Lecionam Matemática: desenvolvendo a prática reflexiva docente. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 28(50), 1505-1524. https://doi.org/10.1590/1980-4415v28n50a24pt_PT
dc.identifier.doi10.1590/1980-4415v28n50a24pt_PT
dc.identifier.issn1980-4415
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11750
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2014000301505&lng=pt&tlng=ptpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação matemáticapt_PT
dc.subjectEducação continuada de Professorespt_PT
dc.subjectProfessores dos anos iniciaispt_PT
dc.subjectMudanças nas práticas de professorespt_PT
dc.subjectMathematics educationpt_PT
dc.subjectContinuing education for teacherspt_PT
dc.subjectElementary school teacherspt_PT
dc.subjectChanges in teacher practicespt_PT
dc.titleFormação continuada de professores que lecionam matemática: desenvolvendo a prática reflexiva docentept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage1524pt_PT
oaire.citation.issue50pt_PT
oaire.citation.startPage1505pt_PT
oaire.citation.titleBolema: Boletim de Educação Matemáticapt_PT
oaire.citation.volume28pt_PT
person.familyNameGarcia Silva
person.familyNameSerrazina
person.familyNameMendonça Campos
person.givenNameAngelica da Fontoura
person.givenNameMaria de Lurdes
person.givenNameTânia Maria
person.identifier.ciencia-idD91D-9562-DA46
person.identifier.orcid0000-0002-2435-9240
person.identifier.orcid0000-0003-3781-8108
person.identifier.orcid0000-0002-6018-7327
person.identifier.scopus-author-id55849544400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationee7684f9-f248-4c33-89e7-f12629be0b80
relation.isAuthorOfPublicationfb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904
relation.isAuthorOfPublication83a0a09c-1f21-45b5-b140-b2403eb34fa6
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryee7684f9-f248-4c33-89e7-f12629be0b80

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
1980-4415-bolema-28-50-1505.pdf
Size:
528.77 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections