Repository logo
 
Publication

O conhecimento pedagógico de conteúdo interdisciplinar de futuros professores de matemática e ciências naturais

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorRodrigues, Margarida
dc.contributor.authorFerreira, Sílvia
dc.contributor.authorMaurício, Paulo
dc.contributor.authorPista Calado Mendes, Maria de Fátima
dc.date.accessioned2025-08-27T12:42:03Z
dc.date.available2025-08-27T12:42:03Z
dc.date.issued2025
dc.description.abstractOs futuros professores, no contexto da sua formação inicial, devem ser capazes de articular os conteúdos de diferentes disciplinas e de concretizar essa relação quando planificam atividades de ensino e aprendizagem. No entanto, a promoção de abordagens interdisciplinares é complexa, ocorrendo em diferentes níveis de integração curricular. Este estudo visa caracterizar o conhecimento pedagógico de conteúdo interdisciplinar em Matemática e Ciências Naturais de 27 futuros professores, de mestrados profissionalizantes de duas instituições do ensino superior português. Os dados foram recolhidos através de um questionário com questões abertas. Os resultados evidenciam aspetos comuns no conhecimento pedagógico de conteúdo interdisciplinar dos estudantes das duas instituições, nomeadamente os temas das Ciências Naturais servirem de contexto no qual se desenvolvem as atividades interdisciplinares, a predominância do uso de conteúdos relacionados com o tema Dados da disciplina de Matemática, e a mobilização dos mesmos métodos pedagógicos dos que se preconizam para as atividades disciplinares. Quanto aos aspetos divergentes, verifica-se alguma fragilidade no conhecimento curricular nalguns estudantes de uma das instituições, sendo que nessa instituição existe a integração das duas áreas disciplinares nas atividades propostas pela maioria dos estudantes, enquanto na outra instituição, predomina a área de Ciências Naturais na maior parte das respostas. Estes resultados apontam para a importância de se promoverem experiências interdisciplinares, na formação de futuros professores, de modo a adotarem estratégias interdisciplinares eficazes no contexto do ensino básico.por
dc.identifier.citationRodrigues, M, Ferreira, S., Maurício, P., & Mendes, F. (2025). O conhecimento pedagógico de conteúdo interdisciplinar de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais. Interacções, 71, 1-32
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/22047
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectIntegração curricular
dc.subjectFormação inicial de professores
dc.subjectConhecimento pedagógico
dc.subjectCiências naturais
dc.subjectMatemática
dc.titleO conhecimento pedagógico de conteúdo interdisciplinar de futuros professores de matemática e ciências naturaispor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.startPagee41285
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameRodrigues
person.familyNameFerreira
person.familyNameMaurício
person.familyNamePista Calado Mendes
person.givenNameMargarida
person.givenNameSílvia
person.givenNamePaulo
person.givenNameMaria de Fátima
person.identifier1782812
person.identifier.ciencia-id1B1C-88B5-75C4
person.identifier.ciencia-idC215-3441-EE0D
person.identifier.orcid0000-0003-4658-6281
person.identifier.orcid0000-0003-0646-1601
person.identifier.orcid0000-0003-3321-9108
person.identifier.orcid0000-0002-7112-9034
person.identifier.ridB-5083-2012
person.identifier.scopus-author-id57202834296
relation.isAuthorOfPublication0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06
relation.isAuthorOfPublicationa51e7917-5fc2-4abf-ada0-e56da8a33c81
relation.isAuthorOfPublication468ee460-caa6-49f6-82fa-76dac04b352e
relation.isAuthorOfPublication536d17d9-44f2-417b-b0e4-2e6f2cc99544
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
e41285.pdf
Size:
448.8 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections