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Como se posicionam os professores perante a existência e utilização de jardins zoológicos e parques afins?

dc.contributor.authorAlmeida, António
dc.date.accessioned2011-09-22T11:07:59Z
dc.date.available2011-09-22T11:07:59Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractO presente estudo insere-se numa investigação mais ampla que pretendeu verificar a incidência de concepções ambientalistas de teor antropocêntrico, biocêntrico e ecocêntrico em docentes dos diferentes ciclos de escolaridade não superior e que se envolvem em projectos de Educação Ambiental (EA). Para tal, foram entrevistados 60 docentes sobre vários assuntos relacionados com a temática ambiental, entre os quais o dos jardins zoológicos e parques afins. No tratamento dos dados, os docentes entrevistados foram divididos em dois grupos em função da proveniência de ciclos com e sem monodocência (o 1º grupo foi constituído por 15 educadores de infância e 15 professores do 1º Ciclo; o 2º grupo, por 15 professores do 2º Ciclo e 15 do 3º Ciclo e Secundário). Essa divisão foi considerada especialmente pertinente para o tema em análise uma vez que os jardins zoológicos e parques afins tradicionalmente pretendem captar um público mais jovem. Assim, nos professores do 1º grupo, poderia eventualmente acentuar-se mais uma conflitualidade entre o seu interesse didáctico e eventuais valores trabalhados em EA. No entanto, não se verificaram diferenças estatisticamente significativas entre os grupos em termos da incidência das diferentes perspectivas ambientalistas, tendo-se a maioria dos docentes posicionado de um ponto de vista biocêntrico, embora com uma maior frequência para o 1º grupo. Perante a surpresa manifestada pelo teor da entrevista, tivemos a percepção de que os professores raramente abordam temas polémicos com os seus alunos no âmbito dos projectos de EA.por
dc.identifier.citationEducação e Pesquisa. 2008; v.34, n.2, p. 327-342por
dc.identifier.issn1678-4634
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/124
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboapor
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.br/pdf/ep/v34n2/08.pdfpor
dc.subjectÉtica ambientalpor
dc.subjectJardim zoológicopor
dc.subjectAntropocentrismopor
dc.subjectBiocentrismo e ecocentrismopor
dc.titleComo se posicionam os professores perante a existência e utilização de jardins zoológicos e parques afins?por
dc.title.alternativeresultados de uma investigaçãopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSão Paulopor
oaire.citation.endPage342por
oaire.citation.startPage327por
oaire.citation.titleEducação e Pesquisapor
person.familyNameAlmeida
person.givenNameAntónio
person.identifier.ciencia-idDB12-806E-BF8E
person.identifier.orcid0000-0002-3594-1324
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication6a33f0b8-d318-464e-aa8e-8ae27d1cca79
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