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Como se posicionam os professores perante a existência e utilização de jardins zoológicos e parques afins?
dc.contributor.author | Almeida, António | |
dc.date.accessioned | 2011-09-22T11:07:59Z | |
dc.date.available | 2011-09-22T11:07:59Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.description.abstract | O presente estudo insere-se numa investigação mais ampla que pretendeu verificar a incidência de concepções ambientalistas de teor antropocêntrico, biocêntrico e ecocêntrico em docentes dos diferentes ciclos de escolaridade não superior e que se envolvem em projectos de Educação Ambiental (EA). Para tal, foram entrevistados 60 docentes sobre vários assuntos relacionados com a temática ambiental, entre os quais o dos jardins zoológicos e parques afins. No tratamento dos dados, os docentes entrevistados foram divididos em dois grupos em função da proveniência de ciclos com e sem monodocência (o 1º grupo foi constituído por 15 educadores de infância e 15 professores do 1º Ciclo; o 2º grupo, por 15 professores do 2º Ciclo e 15 do 3º Ciclo e Secundário). Essa divisão foi considerada especialmente pertinente para o tema em análise uma vez que os jardins zoológicos e parques afins tradicionalmente pretendem captar um público mais jovem. Assim, nos professores do 1º grupo, poderia eventualmente acentuar-se mais uma conflitualidade entre o seu interesse didáctico e eventuais valores trabalhados em EA. No entanto, não se verificaram diferenças estatisticamente significativas entre os grupos em termos da incidência das diferentes perspectivas ambientalistas, tendo-se a maioria dos docentes posicionado de um ponto de vista biocêntrico, embora com uma maior frequência para o 1º grupo. Perante a surpresa manifestada pelo teor da entrevista, tivemos a percepção de que os professores raramente abordam temas polémicos com os seus alunos no âmbito dos projectos de EA. | por |
dc.identifier.citation | Educação e Pesquisa. 2008; v.34, n.2, p. 327-342 | por |
dc.identifier.issn | 1678-4634 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/124 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Escola Superior de Educação de Lisboa | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.scielo.br/pdf/ep/v34n2/08.pdf | por |
dc.subject | Ética ambiental | por |
dc.subject | Jardim zoológico | por |
dc.subject | Antropocentrismo | por |
dc.subject | Biocentrismo e ecocentrismo | por |
dc.title | Como se posicionam os professores perante a existência e utilização de jardins zoológicos e parques afins? | por |
dc.title.alternative | resultados de uma investigação | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | São Paulo | por |
oaire.citation.endPage | 342 | por |
oaire.citation.startPage | 327 | por |
oaire.citation.title | Educação e Pesquisa | por |
person.familyName | Almeida | |
person.givenName | António | |
person.identifier.ciencia-id | DB12-806E-BF8E | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3594-1324 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | 6a33f0b8-d318-464e-aa8e-8ae27d1cca79 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 6a33f0b8-d318-464e-aa8e-8ae27d1cca79 |
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