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Programa de manutenção de aeronaves: rodas e travões

dc.contributor.authorFonseca, Ricardo Manuel Amaro Machado da
dc.date.accessioned2011-12-06T12:18:09Z
dc.date.available2011-12-06T12:18:09Z
dc.date.issued2009-11
dc.description.abstractNo presente trabalho aborda-se as rodas (pneus + jantes) e travões das frotas A319,A320, A320 SATA, A330 e A340 da TAP. Procurou-se realizar uma análise ao actual estado destes componentes, tendo sempre em mente eventuais melhorias a propor caso fosse possível. O estudo dividiu-se nas seguintes partes: prestação, custos, tipo de falhas, manutenção e fiabilidade. Nos três primeiros referenciados pretendeu-se analisar o estado dos componentes e ver potenciais padrões de falhas e irregularidades analisando também os custos de modo a sugerir potenciais reduções caso o cenário assim o permitisse. Salienta-se também que, para este trabalho, as temáticas manutenção e fiabilidade encontram-se interligadas. Teve-se em mente a realização de um estudo da probabilidade de falha dos componentes e assim, averiguar a possibilidade de melhorias no actual estado de manutenção praticado. Para tal, para os dados fiabilisticos recorreu-se ao programa Reliasoft Weibull++7 de modo a podermos observar a evolução do estado do componente ao longo dos ciclos. Por fim, deu-se uso a uma ferramenta fiabilistica, com o auxílio do software Maple 12 que visa a obtenção de um ponto mínimo de custo da manutenção de um componente, tendo a finalidade de comparar com o actual cenário de manutenção correctiva.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/811
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectRodaspor
dc.subjectTravõespor
dc.subjectFiabilidadepor
dc.subjectManutençãopor
dc.subjectAeronavespor
dc.subjectAviõespor
dc.titlePrograma de manutenção de aeronaves: rodas e travõespor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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