Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
241.7 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A investigação realizada na Prática de Ensino
Supervisionada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-
Escolar e Ensino do 1º CEB teve como principal objetivo
verificar quais as principais implicações, do ponto de vista
comparativo, relativamente à utilização de um recursos digital
(Internet) e a utilização de um recurso analógico (Manual) no
processo de ensino/aprendizagem numa turma do 1º CEB. A
metodologia implementada foi de caráter qualitativo onde se
enfatizou a aplicação de uma investigação-ação através da
observação participante com recolha de notas de campo (alunos;
par pedagógico; Orientadora Cooperante) e entrevistas
semiesteruturadas às professoras titulares do 1º CEB, para uma
triangulação de dados. A posterior análise dos dados veio
evidenciar que os alunos apresentaram uma grande motivação
que se expressou numa participação ativa dos alunos tendo a
utilização da Internet criado condições para que as
aprendizagens tivessem sido mais motivadoras, interessantes e
envolventes.
Description
Keywords
1.º ciclo do ensino básico Internet Manual Prática de ensino supervisionada
Citation
Gil, H., Tavares, R. (2017) Recursos Digitais (Internet) e Recursos Analógicos (Manual) no 1º CEB: Contributos de uma investigação na Prática de Ensino Supervisionada in Ponte, C., Dodero, J. M., Silva, M. J. (2017) Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional. (8-11) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Publisher
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais