Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.91 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Uma forma suplementar de apoio ao estudo do aluno, numa disciplina, será o de permitir que os alunos testem os conceitos apreendidos durante o seu processo de estudo pessoal através de jogos didácticos. Estes jogos, realizados individualmente ou em grupo, apresentam um conjunto de perguntas de desafio onde cada interveniente irá seleccionar uma resposta. Esta forma de realização de um questionário aparece aliada à componente lúdica de um jogo que
possibilita a aprendizagem progressiva e incremental com o valor acrescentado de permitir aos intervenientes a discussão sobre o tópico da pergunta, sobre as respostas e sobre outros aspectos relacionados com a temática consolidando o seu conhecimento.
O desenvolvimento de jogos de uma forma distribuída apresenta alguns desafios,
nomeadamente, a sincronização entre os diversos intervenientes e a ultrapassagem de
dificuldades inseridas por firewalls e NATs. Estes problemas devem ser resolvidos por uma
camada de comunicação que suporte o desenvolvimento de aplicações distribuídas.
O objectivo principal deste trabalho foi a criação desse sistema de comunicações baseado na tecnologia .NET, que permite interligar vários utilizadores localizados em redes privadas ou pública. A infra-estrutura possibilita a constituição de diversos grupos de participantes sendo
possível o envio de mensagens ponto a ponto e a difusão de mensagens para o grupo.
A avaliação da infra-estrutura de comunicações foi realizada através de uma aplicação de apoio ao estudo dos alunos por meio de jogos didácticos, mostrando que os problemas enunciados foram resolvidos.
Description
Keywords
Nat Sistemas distribuídos Grupos de comunicação Jogos didácticos