Repository logo
 
Publication

As TIC, a contextualização de problemas e a interpretação de resultados no ensino da estatística

dc.contributor.authorMartinho, Carla
dc.date.accessioned2015-11-30T16:58:21Z
dc.date.available2015-11-30T16:58:21Z
dc.date.issued2014-10
dc.description.abstractA divulgação quase instantânea da informação proporcionada pelas tecnologias de informação e comunicação banalizou praticamente o conceito de distância. Seguiu-se inevitavelmente a adaptação dos meios de comunicação, pelo que a informação pode chegar a todos nós de formas variadas como a imprensa escrita, falada e on line. Os livros, os jornais, a internet e os outros meios de comunicação encontram-se repletos de dados, de tabelas e gráficos, os quais, independentemente do meio utilizado, trazem a informação até nós, numa linguagem estatística que propicia objetividade e simplificação da mesma, para quem a sabe interpretar. Essa informação pode ter origem em todas as áreas da ciência e é passível de ser utilizada em vários contextos: demografia, pesquisas eleitorais, estudos financeiros, índices de desemprego, controlo de qualidade, custo de vida, tendências de mercado em relação a produtos e marcas, evolução de audiências, indústria, recursos humanos, saúde, pesquisas de mercado e de opinião, etc. Isso justifica a necessidade de formação estatística para todos, no sentido de promover uma participação ativa, crítica e esclarecida por parte de qualquer cidadão em relação a resultados que lhe são apresentados (Fernandes, Sousa e Ribeiro, 2004). O reforço da estatística nos ensinos básico e secundário foi por isso inevitável, e para confirmá-lo basta compararem-se os programas das décadas de 80 e de 90 da disciplina de matemática em todos os anos de escolaridade. O Curriculum and Evaluation Standards for School Mathematics, publicadas em 1989 pelo NCTM veio introduzir normas relativas à estatística e às probabilidades para todos os níveis de ensino incentivando bastante a utilização de meios e métodos inovadores. A estatística é área da matemática que mais se tem desenvolvido nos últimos 30 anos. [introdução]pt_PT
dc.identifier.citationMARTINHO, Carla - As TIC, a contextualização de problemas e a interpretação de resultado no ensino da estatística. In: Boletim da Sociedade Portuguesa de Estatística, Outono 2014, p. 11-14. ISSN 1646-5903. Disponível em: http://www.spestatistica.pt/images/boletim/boletim-spe-primavera-15.pdf.pt_PT
dc.identifier.issn1646-5903
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5390
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherSociedade Portuguesa de Estatísticapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.spestatistica.pt/index.php/publicacoes-57/boletinspt_PT
dc.subjectEstatísticapt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectEnsino secundáriopt_PT
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopt_PT
dc.subjectStatisticpt_PT
dc.subjectBasic educationpt_PT
dc.subjectHighschoolpt_PT
dc.subjectInformation and communications technologypt_PT
dc.titleAs TIC, a contextualização de problemas e a interpretação de resultados no ensino da estatísticapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage14pt_PT
oaire.citation.issueOutono 2014pt_PT
oaire.citation.startPage11pt_PT
oaire.citation.titleBoletimpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
boletim-spe-outono-14_cm.pdf
Size:
109.66 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections