Repository logo
 
Publication

A competência que as crianças pequenas têm para contar e fazer inferências numéricas entre conjuntos

dc.contributor.authorMendes, Ana Maria
dc.contributor.authorBryant, Peter
dc.contributor.authorSerrazina, Maria De Lurdes
dc.date.accessioned2011-11-25T16:39:52Z
dc.date.available2011-11-25T16:39:52Z
dc.date.issued2004-03
dc.description.abstractEste projecto de investigação apresenta um estudo experimental relacionado com a competência das crianças na contagem de conjuntos, em diferentes condições de contagem, e procura analisar se estas crianças têm já uma compreensão do significado das suas contagens, quando fazem julgamentos em que a numerosidade de dois conjuntos está em correspondência perfeita e é igual; ou diferente, quando os conjuntos estão em não correspondência, fazendo inferências. Neste estudo foram apresentadas duas tarefas principais como forma de examinar as duas principais propostas: “ Tarefas de contagem” e “Tarefas de inferência”. As crianças foram testadas e tiveram que responder a vinte e quatro questões relacionadas com as diferentes condições de contagem, bem como com as questões de inferência. Os resultados deste estudo parecem indicar que a maioria das crianças, que conseguiam contar correctamente, eram capazes de fazer inferências, quando os conjuntos estavam em correspondência perfeita, principalmente as de 4 e 5 anos. No entanto, contar parece não ter muito significado para as crianças mais pequenas, principalmente as de 3 anos que muito embora já demonstrem formas correctas de contagem, eram pouco capazes de inferir. Muitas das crianças de 4 e 5 anos que sabiam já contar perfeitamente, não conseguiam inferir em situações de relação de não correspondência.por
dc.identifier.citationDa Investigação às Práticas - Estudos de Natureza Educacional 2004 Vol V Nº1 93-110por
dc.identifier.issn0874-9620
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/626
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewednopor
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboapor
dc.relation.publisherversionhttp://www.eselx.ipl.pt/cied/publicacoes/inv/2004/7_A%20COMPET%C3%8ANCIA%20QUE%20AS%20CRIAN%C3%87AS%20PEQUENAS%20T%C3%8AM%20PARA%20CONTAR%20E%20FAZER%20INFER%C3%8ANCIAS%20NUM%C3%89RICAS.pdfpor
dc.titleA competência que as crianças pequenas têm para contar e fazer inferências numéricas entre conjuntospor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
person.familyNameSerrazina
person.givenNameMaria de Lurdes
person.identifier.ciencia-idD91D-9562-DA46
person.identifier.orcid0000-0003-3781-8108
person.identifier.scopus-author-id55849544400
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationfb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A competência que as crianças pequenas têm para contar e fazer inferências numéricas entre conjuntos.pdf
Size:
333.08 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections