Repository logo
 
Publication

Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP): implicações e desafios nas práticas de gestores e docentes de escolas públicas (2007-2012)

dc.contributor.authorFernandes, Malú de Souza
dc.contributor.authorGallego, Rita de Cassia
dc.date.accessioned2021-01-25T15:07:46Z
dc.date.available2021-01-25T15:07:46Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractAs avaliações externas compõem as políticas públicas educacionais brasileiras implantadas a partir da década de 1990. No Estado de São Paulo, as avaliações externas constituiram-se elementos inerentes à atividade escolar mediante a implantação do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP), impondo muitos desafios, de modo particular, aos gestores e professores. A comunicação proposta, fruto de pesquisa em andamento no âmbito do mestrado, tem como objetivo discutir as possíveis implicações e desafios enfrentados nas práticas pedagógicas e administrativas de escolas públicas da rede estadual paulista que oferecem o Ensino Fundamental I, particularmente duas escolas localizadas na periferia da zona Sul da cidade de São Paulo, após a implementação do SARESP, em 2007. Nesta oportunidade, será privilegiada a discussão de dados da legislação e dos documentos oficiais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo sobre o SARESP. A análise é ancorada nos referenciais teóricos de Azanha, Frago e Escolano, que têm contribuído para o mapeamento das práticas escolares, a partir do conceito de cultura escolar e, de Catani e Gallego para a reflexão em relação à avaliação escolar. Os estudos realizados até 2007 sinalizavam o SARESP como fator de indução sobre o currículo nas escolas, o que se concretizou nos textos legais elaborados pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Já os estudos realizados após 2007 apontavam o SARESP como orientador de práticas escolares e fator de legitimação das mesmas, juntos às instituições de ensino.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: External evaluations comprise the educational policies implemented in Brazil from the 1990s. In São Paulo, external evaluations constituted elements are inherent to school through the implementation of the System of School Performance Evaluation of the State of São Paulo (SARESP), imposing many challenges, in particular, managers and teachers. The proposed communication, the result of ongoing research in the Masters, aims to discuss the possible implications and challenges in teaching practices and administrative public school state public offering elementary school, particularly two schools located on the outskirts of the south of the city of São Paulo, after the implementation of SARESP in 2007. This time, the discussion will turn to data legislation and official documents of the Department of Education of the State of São Paulo on SARESP. The analysis is grounded in the theoretical framework of Azanha, Frago and Escolano, which have contributed to the mapping of school practices, from the concept of school culture, and Catani and Gallego for reflection in relation to school evaluation. Studies to 2007 signaled SARESP factor induction on the curriculum in schools, which has resulted in legal texts downloaded from the Ministry of Education of São Paulo. The studies conducted after 2007 pointed SARESP school practices as guiding factor and legitimization of same, together with educational institutions.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn972-989-98421
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12681
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2016/atas_vi_encontro_do_cied_3._2014.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAvaliação externapt_PT
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_PT
dc.subjectPráticas de ensinopt_PT
dc.subjectExternal evaluationspt_PT
dc.subjectLearning evaluationpt_PT
dc.subjectTeaching practicept_PT
dc.titleSistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP): implicações e desafios nas práticas de gestores e docentes de escolas públicas (2007-2012)pt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage285pt_PT
oaire.citation.startPage271pt_PT
oaire.citation.titleVI Encontro do CIED – I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. Avaliação: Desafios e Riscospt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
275_Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Pauloatas_vi_encontro_do_cied_3._2014.pdf
Size:
463.88 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections