Publication
O desenvolvimento da consciência morfológica em crianças de cinco anos
dc.contributor.author | Seixas, Cristina | |
dc.contributor.author | Rosa, João | |
dc.date.accessioned | 2011-11-23T10:34:10Z | |
dc.date.available | 2011-11-23T10:34:10Z | |
dc.date.issued | 2010-03 | |
dc.description.abstract | Este estudo de intervenção tem como objectivo estudar se a consciência morfológica em crianças de cinco anos é susceptível de ser estimulada através de uma intervenção específica, antes da iniciação formal à leitura e escrita. Avaliaram-se os efeitos do treino em consciência morfológica na capacidade das crianças para: a) captarem o tipo de transformação morfológica existente entre um par de palavras e aplicarem-no, por analogia, a estímulos novos; b) usarem processos de flexão e derivação na formação de famílias de palavras; c) acederem à constituição morfémica dos estímulos (morfema-base e afixos), reconhecer o seu significado particular e interpretar os morfemas em conjunto, em pseudo-palavras. Neste estudo participaram 45 crianças de cinco anos de idade, a frequentar um jardim-de-infância, divididas em três condições experimentais: a) grupo de intervenção em consciência morfológica; b) grupo de controlo 1, com acesso aos mesmos materiais mas sem intervenção em consciência morfológica; c) grupo de controlo 2, sem intervenção. Os resultados obtidos revelaram uma significativa superioridade das crianças do grupo de intervenção, em relação aos dois grupos de controlo, quanto a duas capacidades estudadas: o uso de processos de flexão e derivação na formação de famílias de palavras e o acesso à constituição morfémica dos estímulos (morfema-base e afixos), reconhecimento do seu significado particular e interpretação dos morfemas em conjunto. No entanto, não foram encontradas diferenças quanto à habilidade para usar analogias entre palavras. Este último resultado pode dever-se à grande complexidade da morfologia verbal envolvida. Comprovou-se ainda que o efeito da intervenção não era explicável por diferenças em inteligência verbal. Salientam-se duas conclusões mais relevantes: 1 – É possível estimular o desenvolvimento da consciência morfológica em crianças de cinco anos, antes da iniciação formal à leitura e escrita, através de procedimentos intencionais por parte do educador. 2 – O desenvolvimento dessa competência pelo educador de infância potencia a qualidade da supervisão dirigida aos futuros profissionais. | por |
dc.identifier.citation | Da Investigação às Práticas - Estudos de Natureza Educacional 2010 Vol X Nº1 153-183 | por |
dc.identifier.issn | 0874-9620 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/484 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.publisher | Escola Superior de Educação de Lisboa | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.eselx.ipl.pt/cied/publicacoes/inv/2010/O%20DESENVOLVIMENTO%20DA%20CONSCI%C3%8ANCIA%20MORFOL%C3%93GICA%20EM%20CRIAN%C3%87AS%20DE%20CINCO%20ANOS%20ESTUDO%20DE%20INTERVEN%C3%87%C3%83O.pdf | por |
dc.subject | Consciência morfológica | por |
dc.subject | Analogia de palavras | por |
dc.subject | Família de palavras | por |
dc.subject | Interpretação de pseudo-palavras | por |
dc.subject | Treino da consciência morfológica | por |
dc.title | O desenvolvimento da consciência morfológica em crianças de cinco anos | por |
dc.title.alternative | estudo de intervênção | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- O desenvolvimento da consciência morfológica em crianças de cinco anos.pdf
- Size:
- 4.19 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: