Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
144.68 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este texto define e enquadra teoricamente as principais finalidades e orientações
metodológicas do programa de formação dos mentores que acompanharam os professores
em período probatório. O referencial de formação dos mentores construiu-se
em torno das diferentes dimensões do ato de ensinar. A metodologia de formação
organizou-se a partir do conceito de desenvolvimento profissional, considerando o
mentor como objeto e sujeito da formação e procurando articular o processo formativo
e o trabalho de supervisão desenvolvido pelos mentores, no terreno. As sessões
de formação foram planeadas estrategicamente a partir de questões orientadoras
às quais se procurou dar resposta através de um conjunto de atividades e materiais.
Durante a implementação do período probatório foi produzido pelos intervenientes
um conjunto considerável de documentos que foram trabalhados durante a formação. - Abstract
This article defines and frames theoretically the main purposes and the
methodological guidelines of the training program of mentors who have accompanied
teachers on the probationary period. Those guidelines were constructed around the
different dimensions of the act of teaching. The training methodology was organized
from the concept of professional development, considering the mentor as object and
subject of training and seeking to articulate the formative process and supervision
work developed by mentors on the field. Training sessions have been strategically
planned from guiding questions which sought to respond through a range of activities
and materials. During the implementation of the probationary period, the participants
delivered a considerable set of documents, which were worked on during training.- Resumen
Este texto define y enfoca teóricamente las principales finalidades y
orientaciones metodológicas del programa de formación de los mentores que
acompañaron a los profesores en el periodo probatorio. La referencia formativa
de los mentores se construyó en torno de las distintas dimensiones del hecho
de enseñar. La metodología formativa se organizó a partir del concepto de
desarrollo profesional, considerando al mentor como objeto y sujeto de la
formación y buscando articular el proceso formativo y el trabajo de supervisión
desarrollado por los mentores, en el terreno. Las sesiones de formación se
proyectaron estratégicamente a partir de planteos orientadores, a los cuales se
les dio respuesta a través de un conjunto de actividades y materiales. Durante
la implementación del periodo probatorio, los participantes produjeron un
considerable conjunto de documentos que se elaboraron durante la formación.
Description
Keywords
Formação de professores Desenvolvimento profissional Supervisão Dimensões do ensino Teachers’ education Professional development Supervision Teaching dimensions Formación docente Desarrollo profesional Supervisión Dimensiones de la enseñanza
Citation
LEITE, Teresa. O programa de formação dos mentores: conceção e planeamento. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2012, vol.20, n.76, pp. 459-480. ISSN 0104-4036.