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Análise de performance da família de motores de avião CFM56
dc.contributor.advisor | Gouveia, Paulo de Santamaria | |
dc.contributor.advisor | Azevedo, Francisco Toste de | |
dc.contributor.author | Ribeiro, Pedro Miguel Albino | |
dc.date.accessioned | 2013-04-04T18:16:29Z | |
dc.date.available | 2013-04-04T18:16:29Z | |
dc.date.issued | 2012-11 | |
dc.description.abstract | Uma das fases que constitui um programa de desenvolvimento de um motor aeronáutico é a concepção de um modelo de simulação da sua performance, com recurso a informação recolhida em ensaios experimentais de grande escala. Estes ensaios são desenvolvidos em instalações de elevado nível tecnológico, criadas exclusivamente para esta finalidade e às quais apenas os grandes fabricantes têm acesso. O mesmo acontece com todos os resultados obtidos, os detalhes das simulações e os parâmetros de projecto, que são mantidos sigilosamente. Por outro lado, o local onde se inseriu o desenvolvimento desta dissertação, designadamente o banco de ensaio da TAP, não está previsto para projectar este tipo de equipamentos, o que impossibilita assim o acesso a informação fundamental ao estudo aprofundado dos reactores. Além disso, devido ao risco de provocar danos irreversíveis aos motores, existe ainda a impossibilidade de os instrumentar com sondas improvisadas pela equipa de engenharia. Neste sentido, e de forma a ir ao encontro dos parâmetros termodinâmicos pretendidos, o objectivo deste trabalho culminou no desenvolvimento de metodologias de cálculo analíticas que permitissem extrapolar diversas variáveis imensuráveis no ensaio do reactor, especificamente do CFM56-3. Com todo o percurso de caracterização do ciclo termodinâmico do referido motor, a TAP pretende que, a longo prazo, seja possível desenvolver uma ferramenta que simule a sua performance para auxiliar a equipa de engenharia do centro de reparação e ensaio de motores de avião. Assim, será igualmente abordado o desenvolvimento do modelo termodinâmico do CFM56-3, recorrendo ao software GasTurb. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/2413 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Turbinas a Gás | por |
dc.subject | CFM56 | por |
dc.subject | Ciclo termodinâmico | por |
dc.subject | Performance | por |
dc.title | Análise de performance da família de motores de avião CFM56 | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |