Repository logo
 
Publication

Crenças de Aprendizagem, Avaliação e Retenção Escolar dos Futuros Professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.authorDe Nóbrega Dos Santos, Natalie
dc.contributor.authorMonteiro, Vera
dc.date.accessioned2022-10-03T08:31:19Z
dc.date.available2022-10-03T08:31:19Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi caracterizar e explorar as relações entre as crenças de aprendizagem, avaliação e retenção escolar dos futuros professores. Responderam a um questionário 103 estudantes inscritos em cursos de ensino do 1.º ciclo do ensino básico (99% do sexo feminino, entre 19 e 49 anos). Os resultados indicaram que a maioria dos futuros professores apresentaram crenças mais positivas em relação ao modelo de aprendizagem construtivista do que ao transmissivo e não têm uma opinião formada sobre a avaliação sumativa ou formativa. Apresentaram também crenças negativas sobre os efeitos da retenção no desenvolvimento socioafetivo dos alunos, não tendo uma conceção definida sobre os seus efeitos no desempenho académico, mas acreditando que é melhor quando realizada no início da escolaridade. As crenças face à retenção escolar estão relacionadas positivamente com as crenças de avaliação sumativa. É discutida a importância da avaliação das crenças dos futuros professores ao longo da sua formação inicial.pt_PT
dc.description.abstractAbstract This study aimed to characterize and explore the relationships between future teachers’ beliefs about learning, assessment, and 2nd grade retention. One hundred and three students enrolled in primary teacher training (99% female, ages 19 to 49 years) answered a questionnaire. The results indicated that most future teachers had more positive beliefs about the constructivist teachingmodel than the transmissive one and do not have a formed opinion about the summative or formative assessment. The students presented negative beliefs about grade retention effects on students’ socio-affective development, not having a formed opinion about its effects on performance but believing that it is better when performed at the beginning of schooling. Beliefs regarding grade retention are positively correlated with summative assessment beliefs. The importance of assessing the beliefs of future teachers during their initial training is discussed.pt_PT
dc.description.abstractResumen El objetivo de este estudio fue caracterizar y explorar las relaciones entre las creencias de los futuros profesores de primaria sobre el aprendizaje, la evaluación y repetición del 2.º grado. Respondieron a un cuestionario 103 alumnos matriculados en cursos de formación de profesores de primaria (99% mujeres, entre 19 y 49 años). Los resultados indicaron que la mayoría de los futuros maestros tenían creencias más positivas en relación con el modelo de aprendizaje constructivista que con el transmisivo y no tienen una opinión formada sobre la evaluación sumativa o formativa. Los estudiantes presentaron creencias negativas sobre los efectos de la repetición de curso en el desarrollo socioafectivo de los alumnos, sin tener una opinión definida sobre sus efectos en el rendimiento académico, pero creyendo que es mejor cuando se realiza al inicio de la escolaridad. Las creencias sobre la repetición de grado se correlacionan positivamente con las creencias de evaluación sumativa. Se discute la importancia de evaluar las creencias de los futuros profesores durante su formación inicial.pt_PT
dc.description.abstractRésumé La présente recherche a eu pour objectif exploiter les liens entre les croyances des futurs enseignants à l’égard du redoublement, l’apprentissage et l’évaluation en deuxième année de scolarité. Un questionnaire a été soumis à 103 étudiants qui étudiaient pour devenir enseignants à l´école élémentaire (99% de femmes, entre 19 et 49 ans). Les résultats ont indiqué que la majorité des futurs enseignants avaient des croyances plus positives par rapport au modèle d'apprentissage constructiviste qu'au modèle transmissif. Leurs croyances à propos de l'évaluation sommative ou formative sont neutres. Les participants croyant que le redoublement a des effets négatives sur le développement socio-affectif des élèves, n'ayant pas une conception définie de ses effets sur les performances scolaires. Cependant ils croient que le redoublement est plus bénéfique lorsqu'il est réalisé en début de scolarité. Ces résultats seront discutés relativement à l'importance d'évaluer les croyances des futurs enseignants tout au long de leur formation.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationNóbrega Santos, N., & Monteiro, V. (2022). Crenças de Aprendizagem, Avaliação e Retenção Escolar dos Futuros Professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico . Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 12(2), 5-32. https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.297pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.25757/invep.v12i2.297pt_PT
dc.identifier.issn2182-1372
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15006
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/297pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCrençaspt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectRetenção escolarpt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectBeliefspt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectAssessmentpt_PT
dc.subjectGrade retentionpt_PT
dc.subjectTeachers’ trainingpt_PT
dc.subjectCreenciaspt_PT
dc.subjectAprendizajept_PT
dc.subjectEvaluaciónpt_PT
dc.subjectRepetición de cursopt_PT
dc.subjectFormación de maestrospt_PT
dc.subjectCroyancespt_PT
dc.subjectApprentissagept_PT
dc.subjectÉvaluationpt_PT
dc.subjectRedoublementpt_PT
dc.subjectFormation des enseignantspt_PT
dc.titleCrenças de Aprendizagem, Avaliação e Retenção Escolar dos Futuros Professores de 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage32pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage5pt_PT
oaire.citation.titleDa Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacionalpt_PT
oaire.citation.volume12pt_PT
person.familyNamede Nóbrega dos Santos
person.familyNameMonteiro
person.givenNameNatalie
person.givenNameVera
person.identifier438346
person.identifier381517
person.identifier.ciencia-idBE1A-8E3B-2BD0
person.identifier.ciencia-id7D1B-2801-98DC
person.identifier.orcid0000-0002-4973-9311
person.identifier.orcid0000-0002-4250-7040
person.identifier.scopus-author-id56970646900
person.identifier.scopus-author-id55257840200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationa7fa1e12-47f2-459e-a84f-e490e914dbbb
relation.isAuthorOfPublication6114b8f1-7f03-4adb-84fe-cee6ef6a8f27
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6114b8f1-7f03-4adb-84fe-cee6ef6a8f27

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
297.pdf
Size:
631.46 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections