Repository logo
 
Publication

Práticas profissionais dos professores de matemática

dc.contributor.authorDa Ponte, João Pedro
dc.contributor.authorSerrazina, Maria De Lurdes
dc.date.accessioned2011-12-13T13:02:04Z
dc.date.available2011-12-13T13:02:04Z
dc.date.issued2004-06
dc.description.abstractEste artigo analisa resultados dos estudos realizados em Portugal sobre as práticas profissionais dos professores de Matemática em diversos campos: (i) tarefas propostas, (ii) materiais utilizados, (iii) comunicação na sala de aula, (iv) gestão curricular, (v) avaliação, (vi) colaboração e (vii) formação. São passados em revista o relatórioMatemática 2001, o estudo Resultados diferentes, escolas de qualidade diferente?, o relatório nacional do TIMSS sobre contextos de aprendizagem, bem como outros estudos quantitativos e qualitativos na sua maior parte realizados no âmbito de trabalhos académicos. Os estudos considerados mostram que as práticas actuais dos professores são ainda predominantemente marcadas por um estilo de ensino expositivo, baseado na resolução de exercícios e que pouco recorre a materiais para além do quadro, giz e manual, prevalecendo uma comunicação unidireccional, uma preocupação sumativa na avaliação, o estilo de trabalho individualista e a formação desligada das práticas lectivas. No entanto, evidenciam-se sinais de novas práticas, envolvendo uma diversificação de tarefas, uma comunicação mais partilhada, uma maior atenção aos aspectos formativos da avaliação e um reconhecimento do interesse da colaboração profissional, aspectos que são, de resto, bem visíveis em alguns dos estudos naturalísticos realizados. O artigo conclui pela necessidade de se realizarem novos estudos, que permitam traçar um quadro mais nítido da situação e compreender quais os factores que para ela contribuem e que podem ou não facilitar a respectiva mudança.por
dc.identifier.citationQuadrante, Vol. 13, Nº 2, 2004 p. 51-74por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/862
dc.language.isoporpor
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboapor
dc.subjectPrática profissionalpor
dc.subjectTarefapor
dc.subjectMaterial didácticopor
dc.subjectComunicação na sala de aulapor
dc.subjectGestão curricularpor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectColaboraçãopor
dc.subjectFormaçãopor
dc.titlePráticas profissionais dos professores de matemáticapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
person.familyNameMENDES DA PONTE
person.familyNameSerrazina
person.givenNameJOÃO PEDRO
person.givenNameMaria de Lurdes
person.identifier.ciencia-id6D1A-43D8-25B4
person.identifier.ciencia-idD91D-9562-DA46
person.identifier.orcid0000-0001-6203-7616
person.identifier.orcid0000-0003-3781-8108
person.identifier.scopus-author-id55849544400
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationf39c1ab0-4acd-4ff5-bcdb-4217e49271f1
relation.isAuthorOfPublicationfb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf39c1ab0-4acd-4ff5-bcdb-4217e49271f1

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Práticas profissionais dos professores de matemática.pdf
Size:
136.3 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections