Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

“Professora, tu agora já sabes mais um bocado do que é ser filhos e essas coisas da família?” Um trabalho de dupla reflexão e coprodução de dados com crianças em idade pré-escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
87-302-1-PB.pdf196.35 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente texto pretende mostrar quão necessário se torna estudar a experiência das crianças, as suas conceções e imagens, para podermos entender os diferentes fenómenos sociais que lhes dizem respeito. As grandes transformações sociais que têm vindo a suceder-se no interior da família, sobretudo nas últimas décadas, suscitaram, na autora, a necessidade de perceber a atual importância social atribuída à infância, no espaço doméstico, resgatada a partir das vozes das crianças. Subscrevendo os pressupostos da Sociologia da Infância, partiu-se da noção de que as crianças são atores sociais competentes e, como tal, devem ser consideradas no processo de produção de conhecimento sobre os seus mundos de vida. Este artigo visa expor as representações de um grupo de crianças, em contexto de jardim de infância, acerca do lugar que lhes é reservado, enquanto filhos(as) pequenos(as), no interior da família.
Abstract The present text pretends to show how necessary it becomes to study the experience of children, their conceptions and their images, in order to understand the different social phenomena that affect them. The great social changes that have been happening again and again in the family, especially in the last decades, brought to the author the need to understand the social importance of childhood at home, analyzed from what children say. Starting from the childhood sociology assumptions, it was considered that children are competent social performers, and as such should be taken into account in the process of knowledge production of their world. This article aims to show the representations of a group of children in the kindergarten about the place they have as children, within their families.

Description

Keywords

Criança Família Representações Participação Children Family Representations Participation

Citation

Graça, M., (2015) “Professora, tu agora já sabes mais um bocado do que é ser filhos e essas coisas da família?”: Um trabalho de dupla reflexão e coprodução de dados com crianças em idade pré-escolar, Da Investigação às Práticas, 6 (1), 50 – 68.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais

Collections

CC License