Repository logo
 
Publication

Estilos de aprendizagem dos alunos de administração: Um estudo empírico aplicado em Instituições de Ensino Superior Portuguesas

dc.contributor.authorPereira, João Manuel do Freixo
dc.contributor.authorCarvalho, Luísa Margarida Cagica
dc.contributor.authorDias, Rui Manuel Teixeira Santos
dc.contributor.authorBackx Noronha Viana, Adriana
dc.date.accessioned2020-10-26T19:18:29Z
dc.date.available2020-10-26T19:18:29Z
dc.date.issued2020-09
dc.descriptionArtigo publicado em revista científica internacionalpt_PT
dc.description.abstractEsta investigação pretende identificar os estilos de aprendizagemdos estudantes portugueses de cursos de administração, possibilitando assim identificar formas efetivas de promover o ensino-aprendizagem. O desenvolvimento da pesquisa divide-se em duas partes: abordagem teórica e análise e discussão dos resultados obtidos atendendo à estruturação dos principais estilos de aprendizagem dos estudantes de administração caracterizados a partir do modelo de Felder e Silverman. Os dados foram recolhidos em três instituições de ensino superior portuguesas e procuram contribuir para a implementação de melhorias no processo de aprendizagem destes estudantes, contribuindo para o planejamento adequado de estratégias de aprendizagem que visem o sucesso educativo. A análise estatística dos dados foi realizada através do software SPSS, versão 25.0 para Windows, envolvendo medidas de estatística descritiva e estatística inferencial. Os resultados do estudo são consistentes com os achados na literatura em contextos similares, sugerindo que os estilos de aprendizagem variam em função do indivíduo, e no que concerne ao gênero, variável ainda relativamente pouco estudada, supostamente as alunas utilizam significativamente mais as estratégias cognitivas do que os alunos.pt_PT
dc.description.abstractThis research aims to identify the learning styles of Portuguese higher education students in business administration, and in return to enable the identification of effective ways to foster the teaching-learning process. The research is divided into two parts: a theoretical approach and the analysis and discussion of the results obtained in light of the learning style of these students as characterized by the Felder- Silvernman model. The data were collected from 3 Portuguese Higher Education Institutions and seek to contribute to the improvement of the learning process in business management courses and to provide for adequate planning of learning strategies aimed at educational success. The statistical analysis of the data was performed with SPSS version 25.0 for Windows and included both descriptive and inferential statistics. The results of the study are consistent with the findings in the literature in similar contexts, suggesting that learning styles vary according to the individual. Regarding gender, a variable that has been studied relatively little to date, there is also evidence in the study that female students seem to use cognitive strategies significantly more than their male counterparts.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi0.13058/raep.2020.v21n3.1796pt_PT
dc.identifier.issn2358-0917
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12295
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherRAEPpt_PT
dc.relationFundação para a Ciência e Tecnologia (FCT sob o processo UIDB/04007/2020) - Portugal.pt_PT
dc.relationFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP sob o processo 2017/20519-1)- Brasilpt_PT
dc.relation.ispartofseries;3
dc.relation.publisherversionhttps://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/1796pt_PT
dc.subjectCursos de administraçãopt_PT
dc.subjectEstilos de aprendizagempt_PT
dc.subjectEnsino superior.pt_PT
dc.subjectManagement business coursept_PT
dc.subjectLearning stylept_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.titleEstilos de aprendizagem dos alunos de administração: Um estudo empírico aplicado em Instituições de Ensino Superior Portuguesaspt_PT
dc.title.alternativeLearning Styles in Business Management students: An empirical study in Portuguese Higher Educationpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceRio de Janeiropt_PT
oaire.citation.endPage384pt_PT
oaire.citation.startPage348pt_PT
oaire.citation.titleAdministração: Ensino e Pesquisapt_PT
oaire.citation.volume21pt_PT
person.familyNameCagica Carvalho
person.familyNameBackx Noronha Viana
person.givenNameLuísa Margarida
person.givenNameAdriana
person.identifierK-3459-2014
person.identifier.ciencia-idBD1F-D0BF-F78C
person.identifier.orcid0000-0002-9804-7813
person.identifier.orcid0000-0001-7727-0656
person.identifier.scopus-author-id35213079100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication060cbd54-0278-4d67-8fca-d8c1da52e929
relation.isAuthorOfPublicationd25e23ab-939e-41e4-9b5b-cb09a0738c93
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd25e23ab-939e-41e4-9b5b-cb09a0738c93

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
1796-Texto do artigo-3766-1-10-20201021 (4).pdf
Size:
676.62 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections