Publication
Editorial
dc.contributor.author | Ferreira, Nuno Martins | |
dc.date.accessioned | 2020-03-27T09:39:52Z | |
dc.date.available | 2020-03-27T09:39:52Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | Sobretudo em tempos conturbados, é bom contar com aquilo que nos traz algum ânimo. Neste número da Revista, reúnem-se alguns artigos que possibilitam passar por diferentes áreas, estando todas, como seria de esperar, ligadas à educação e ao conhecimento. Os primeiros três artigos abordam temas da área da língua portuguesa. O primeiro foca o desenvolvimento lexical e a importância de a escola estimular e promover o desenvolvimento da consciência lexical dos alunos para assim se aumentar as suas capacidades linguísticas e outras. O segundo artigo deixa vislumbrar os diálogos que se podem estabelecer entre a didática da língua materna e a metodologia de trabalho de projeto, assumindo-se que há uma relação biunívoca entre ambas. No terceiro artigo, discorre-se sobre o género gramatical no nome e sobre o modo como o assunto é tratado nos documentos orientadores e em diversos manuais. Fica a ideia de nem sempre haver harmonia no que respeita ao tratamento deste tópico. Sabemos que o papel que a investigação assume na vida do professor é cada vez mais importante. Por isso, é determinante tentar perceber como é que um futuro professor se posiciona como investigador. Este é o tema do quarto artigo. De um contexto nacional, passamos para um contexto internacional, com um artigo sobre a formação contínua de professores de português do Ensino Básico em São Tomé e Príncipe, mais concretamente, com uma proposta de oficina de formação sobre ensino e avaliação da escrita. O número encerra com um estudo sobre as atitudes de alunos do 6.º ano relativamente à matemática, destacando-se a importância de materiais e estratégias para a motivação dos alunos. Na verdade, é sobejamente conhecido o papel que a motivação assume não só na área da educação, mas na vida em geral. Possamos então aproveitar todos estes artigos e ideias para motivar, para inovar, para descobrir e para conhecer. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Ferreira, N. (2019) Editorial. Da Investigação às Práticas, 10(1), 2. DOI: http://dx.doi.org/10.25757/invep.v10i1.212 | pt_PT |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.25757/invep.v10i1.212 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2182-1372 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/11352 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de Lisboa | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/212 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.title | Editorial | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 2 | pt_PT |
oaire.citation.title | Da investigação às práticas | pt_PT |
oaire.citation.volume | 10 | pt_PT |
person.familyName | Alexandre Martins Ferreira | |
person.givenName | Nuno | |
person.identifier.ciencia-id | 0F1C-9527-404E | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7385-2376 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 2a0f71df-74e3-4868-8962-17ef6035c9e8 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 2a0f71df-74e3-4868-8962-17ef6035c9e8 |