Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
254.28 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Os estudos realizados em diferentes sistemas educativos sobre o ensino-aprendizagem
de Música no 1º Ciclo do Ensino Básico (Primary School, em Inglaterra, e École Primaire,
em França) continuam a mostrar uma grande diversidade na qualidade das ofertas
curriculares. Dos vários aspetos que têm sido apontados como causas prováveis para
este problema procurou-se investigar os níveis de autoconfiança dos professores
generalistas para lecionar a área curricular de Expressão Musical. Tendo a ESELx um
Mestrado Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico (ME12c) considerou-se adequado
realizar um estudo baseado numa investigação de quatro Faculdades de Educação do
Reino Unido em que foram inquiridos 341 finalistas dos cursos de formação inicial de
Primary teachers. Assim, aplicou-se um questionário online ao universo dos 33 alunos que
se diplomaram nesse curso, no ano letivo 2013/14, tendo todos eles realizado o mesmo
percurso inicial, ou seja, a nossa Licenciatura em Educação Básica (LEB). Os resultados
indicam que embora 70% dos recém-diplomados manifeste elevada confiança para
ensinar no 1º ciclo, em geral e sem especificar a área curricular, quando inquiridos sobre
ensinar especificamente Expressão Musical, apenas 20% mantém essa mesma elevada
confiança. Quanto ao total de horas de formação em Música proporcionada pela ESELx
no conjunto da LEB+ME12c, 70% considera que foi Insuficiente ou Manifestamente
Insuficiente. No final são feitas comparações com os resultados da investigação inglesa,
apresentadas propostas de melhoria do curso e de satisfação das necessidades de
formação contínua dos recém-diplomados.
Description
Keywords
Música Professores do 1º Ciclo Formação de professores Autoconfiança
Citation
Relvas, M. (2016) A autoconfiança a ensinar Expressão Musical dos recém diplomados do Mestrado em Ensino de 1º e 2º Ciclos da ESELx in T., Pereira, A., A. Almeida, N., Vieira, M., C. Loureiro. Atas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação. (194-202) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais.
Publisher
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais