Repository logo
 
Publication

A aprendizagem dos números racionais com compreensão envolvendo um processo de modelação emergente

dc.contributor.authorGuerreiro, Helena Gil
dc.contributor.authorSerrazina, Maria De Lurdes
dc.date.accessioned2020-06-01T09:21:18Z
dc.date.available2020-06-01T09:21:18Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractO estudo que se apresenta neste artigo foca-se no papel que as representações assumem à medida que são usadas e transformadas como modelos de situações contextualizadas e vão evoluindo para modelos de raciocínio, por alunos do 1.° ciclo do Ensino Básico (dos 8 aos 10 anos). Remete para uma aprendizagem dos números racionais com compreensão, enquadrada numa perspetiva de desenvolvimento do sentido de número. É apresentada uma trajetória de aprendizagem que privilegia inicialmente a compreensão da percentagem e são analisadas quatro tarefas de uma experiência de ensino, que segue os procedimentos metodológicos de uma Investigação Baseada em Design. Os dados foram recolhidos através da observação participante, apoiada num diário de bordo, gravações áudio e vídeo das aulas e produções dos alunos. A análise evidencia que a construção comparticipada de modelos a partir de representações, inicialmente associadas à percentagem, fortalece a interpretação de relações e facilita a compreensão de conceitos relativos aos números racionais.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT The study presented in this paper focus on the role that representations assume as they are taken as models of a contextualized situation and reconstructed as models for reasoning, by primary school students (aged 8 to 10 years old). It regards rational numbers learning with an understanding framed by the development of a number sense perspective. Considering a learning trajectory that emphasizes initially the understanding of percentage, we analyzed four tasks of a teaching experiment that was developed, following the methodological procedures of a Design Based Research. Data were collected through participant observation, supported in a logbook, audio and video recorded lessons and students' productions at the classroom. The analysis highlights that the social construction of models from representations, initially associated with percentage, strengthens the interpretation of relations and facilitates the understanding of concepts related to rational numbers.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGuerreiro, Helena Gil, & Serrazina, Maria de Lurdes. (2017). A Aprendizagem dos Números Racionais com Compreensão Envolvendo um Processo de Modelação Emergente. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 31(57), 181-201. https://doi.org/10.1590/1980-4415v31n57a09pt_PT
dc.identifier.doi10.1590/1980-4415v31n57a09pt_PT
dc.identifier.issn1980-4415
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11749
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2017000100011&lng=pt&tlng=ptpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectNúmeros racionaispt_PT
dc.subjectSentido de Númeropt_PT
dc.subjectRepresentaçõespt_PT
dc.subjectModelação emergentept_PT
dc.subjectRational numberspt_PT
dc.subjectNumber sensept_PT
dc.subjectRepresentationspt_PT
dc.subjectEmergent modelingpt_PT
dc.titleA aprendizagem dos números racionais com compreensão envolvendo um processo de modelação emergentept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage201pt_PT
oaire.citation.issue57pt_PT
oaire.citation.startPage181pt_PT
oaire.citation.titleBolema: Boletim de Educação Matemáticapt_PT
oaire.citation.volume31pt_PT
person.familyNameRodrigues Monteiro Guerreiro
person.familyNameSerrazina
person.givenNameHelena Gil
person.givenNameMaria de Lurdes
person.identifier.ciencia-idCE15-18CA-A85F
person.identifier.ciencia-idD91D-9562-DA46
person.identifier.orcid0000-0002-8941-4781
person.identifier.orcid0000-0003-3781-8108
person.identifier.scopus-author-id55849544400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationd3cce7b9-7339-48fb-add2-03834b010c18
relation.isAuthorOfPublicationfb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
0103-636X-bolema-31-57-0181.pdf
Size:
891.78 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections