Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
120.49 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Actualmente, a crescente preocupação com as alterações climáticas, provocadas sobretudo pelos gases com efeito estufa emitidos pelas indústrias, levam-nos a repensar os processos de produção e a estudar soluções alternativas. Sendo a indústria da construção uma das mais poluentes e responsável pela emissão de dióxido de carbono, nomeadamente através da produção de cimento, torna-se imperativa uma mudança neste sector.
Tendo presente que o Betão auto-compactável (BAC) tem necessidades particulares de trabalhabilidade, uma vez que não necessita de ser vibrado, o que implica um maior volume de finos na mistura, pode permitir um caminho para a diminuição considerável do consumo de cimento, sendo substituído por outras adições e, deste modo, diminuir os impactes ambientais da sua produção.
Seguindo esta linha de raciocínio, este artigo pretende avaliar a viabilidade de produção de BAC com a substituição de parte do cimento por cinzas de fundo resultantes da queima de resíduos sólidos urbanos (CFRSU). Nesse sentido, foram avaliadas as propriedades mecânicas do BAC com incorporação de CFRSU em misturas binárias (cimento (C) + CFRSU) e ternárias (C + CFRSU + cinzas volantes provenientes das centrais termoeléctricas (CV)). A intenção foi avaliar a capacidade de produção de BAC com um desempenho mínimo em termos de resistência mecânica, incorporando diferentes percentagens de C, CFRSU e CV, nomeadamente: 9 misturas, incluindo 1 de referência – (C / CFRSU / CV) 70/0/30%; 80/20/0%; 70/30/0%; 60/40/0%; 50/50/0%; 70/20/10%; 70/10/20%; 40/20/40% e 40/40/20%.
O principal objectivo desta investigação foi proporcionar à indústria uma forma inovadora de eliminação e recuperação das CFRSU, minimizando o consumo dos recursos naturais associados à produção de cimento e, consequentemente, reduzindo significativamente seu impacto ambiental. Além dos aspectos ambientais, há também aspectos económicos associados, já que este procedimento reduz os custos de tratamento das CFRSU.
Os resultados permitiram estabelecer conclusões sobre os BAC produzidos com CFRSU, com base nas suas propriedades mecânicas. As propriedades estudadas são fortemente afectadas pela quantidade de CFRSU. É enfatizado o potencial demonstrado, principalmente no estado endurecido, pelo uso conjunto de CFRSU e CV.
Description
Este trabalho foi financiado pelo Concurso Anual para Projetos de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística (IDI&CA) 2017 do Instituto Politécnico de Lisboa. Código de referênciaIPL/2017/ECOnCrete/ISEL
Keywords
Betão Auto-Compactável (BAC) Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) Cinzas de Fundo da Queima de Resíduos Sólidos Urbanos (CFRSU) Comportamento mecânico
Citation
LOURENÇO, Bruno; [et al] – Comportamento mecânico de betões auto-compactáveis produzidos com cinzas de fundo da queima de resíduos sólidos urbanos. In 3º Congresso Luso-Brasileiro de Materiais de Construção Sustentáveis. Coimbra, Portugal, 2018. Pp.1-12