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Optimização da afectação de recursos à produção de serviços da CP regional
dc.contributor.author | Mendes, Carlos Manuel Teles de Leão | |
dc.date.accessioned | 2011-11-18T12:26:24Z | |
dc.date.available | 2011-11-18T12:26:24Z | |
dc.date.issued | 2009-10 | |
dc.description.abstract | O investimento efectuado na últimas décadas, em Portugal, nas infra-estruturas de transporte de longa duração, permitiu o desenvolvimento da rede rodoviária, quer em extensão quer em qualidade, enquanto pelo contrário, a Rede Ferroviária Nacional (RFN), entrou num processo contínuo de degradação, percebido pela redução das velocidades máximas permitidas e pelo elevado número e dispersão de limitações (reduções) de velocidades impostas na via-férrea. Actualmente, um comboio ao circular na RFN, fica sujeito a variadíssimas reduções de velocidade, recorrendo obrigatoriamente à utilização do freio, com impacto na eficiência energética e na redução das velocidades comerciais. Estes factores, associados às baixas performances do material, nomeadamente o reduzido esforço acelerador, em particular no diesel, resulta no aumento dos tempos de percurso e na redução do conforto, factores que constituem sem dúvida, as principais causas de perda de competitividade do sector ferroviário, tendo culminado na perda de 30% dos passageiros transportados, para o modo rodoviário, nas últimas décadas. Constituiu o objectivo deste trabalho, criar um modelo dinâmico, que permita identificar os pontos críticos da RFN, medindo o impacto das reduções de velocidade nas circulações ferroviárias, em tempo perdido, em termos energéticos, ambientais e financeiros. Os indicadores obtidos através da aplicação do modelo, são produzidos com auxílio do computador, identificando os pontos críticos da infra-estrutura e ordenando-os em função do impacto financeiro na oferta comercial da CP regional. Este relatório, será efectuado com uma periodicidade concertada com a REFER e permitirá ao gestor da infra-estrutura, programar de forma objectiva as intervenções na RFN, eliminando os pontos críticos. Contibui-se assim, para a melhoria da qualidade do serviço, para o aumento da competitividade e da sustentabilidade do sector ferroviário em Portugal. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/411 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Competitividade | por |
dc.subject | Eficiência energética | por |
dc.subject | Impacto financeiro | por |
dc.subject | Limitação de velocidade | por |
dc.subject | Melhoria da qualidade | por |
dc.subject | Pontos críticos | por |
dc.subject | Sustentabilidade | por |
dc.subject | Velocidade comercial | por |
dc.title | Optimização da afectação de recursos à produção de serviços da CP regional | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
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