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Implicações da supervisão de estágios no processo de (auto)formação dos professores cooperantes

dc.contributor.authorRosa, Ermelinda Gonçalves Botelho
dc.contributor.authorVasconcelos, Teresa
dc.date.accessioned2011-11-23T10:53:00Z
dc.date.available2011-11-23T10:53:00Z
dc.date.issued2010-03
dc.description.abstractO estudo visa perceber que implicações, ao nível dos processos de autoformação dos professores cooperantes, pode ter a presença de professores estagiários na sala de aula; verificar, por outro lado, no decurso da prática supervisiva, quais os aspectos do sistema de supervisão que têm mais implicações na atitude reflexiva dos professores cooperantes e que aspectos da organização dos estágios contribuem para a reflexão e mudança das suas práticas. Recorreuse a um vasto referencial teórico de autores que tratam do pensamento, da teoria e da prática reflexiva, da reflexão na acção e sobre a acção, da supervisão pedagógica e utilizou-se como suporte para a secção da análise e interpretação dos resultados a teoria de Dewey, Nóvoa, Perrenoud, entre outros. Na metodologia recorreu-se ao paradigma qualitativo, utilizando-se como estratégia a entrevista semi-estruturada aplicada numa primeira fase individualmente a cinco professores cooperantes e uma professora tutora e posteriormente uma entrevista colectiva de aprofundamento (“focus group”) a todos os professores cooperantes. Os dados apontam para o facto de a formação contínua de professores, a partir do exercício de supervisão, constituir um excelente momento para o treino da prática reflexiva. Esta prática reflexiva é baseada na revisão e no aprofundamento de conhecimentos resultante da introdução de novos elementos na sala de aula, reuniões, seminários, debate de ideias e práticas, atitudes e questionamento, visão crítica e mutabilidade dos processos e procedimentos de aprendizagem.por
dc.identifier.citationDa Investigação às Práticas - Estudos de Natureza Educacional 2010 Vol X Nº1 91-126por
dc.identifier.issn0874-9620
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/488
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewednopor
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboapor
dc.relation.publisherversionhttp://www.eselx.ipl.pt/cied/publicacoes/inv/2010/IMPLICA%C3%87%C3%95ES%20DA%20SUPERVIS%C3%83O%20DE%20EST%C3%81GIOS%20NO%20PROCESSO%20DE%20%28AUTO%29FORMA%C3%87%C3%83O%20DOS%20PROFESSORES%20COOPERANTES.pdfpor
dc.subjectSupervisão pedagógicapor
dc.subjectProcessos de autoformaçãopor
dc.subjectFormação reflexivapor
dc.subjectProfessores reflexivospor
dc.subjectPrática Pedagógica na formação inicialpor
dc.titleImplicações da supervisão de estágios no processo de (auto)formação dos professores cooperantespor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

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