Publication
O processo de demonstrar na aula de matemática : um olhar sobre a comunicação emergente
dc.contributor.author | Rodrigues, Margarida | |
dc.date.accessioned | 2012-02-27T15:31:45Z | |
dc.date.available | 2012-02-27T15:31:45Z | |
dc.date.issued | 2010-10 | |
dc.description | Apresentação da conferência plenária O processo de demonstrar na aula de matemática: Um olhar sobre a comunicação emergente no “Encontro de Investigação em Educação Matemática 2010 Comunicação no Ensino e na Aprendizagem da Matemática” promovido pela Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Abril de 2010, Costa da Caparica | por |
dc.description.abstract | Nesta conferência, será apresentada parte do estudo desenvolvido no âmbito de uma dissertação de doutoramento que teve como objectivo primordial analisar: (1) o papel da demonstração em vertentes como (a) a compreensão matemática, (b) a validação do conhecimento matemático, e (c) a comunicação matemática; e (2) a relação entre a construção da demonstração e a prática social desenvolvida na aula. Com base no referido estudo, será discutida a importância crescente que tem sido reconhecida à demonstração quer entre os educadores matemáticos quer nos diversos documentos curriculares a nível nacional e a nível internacional. A relevância da integração curricular da demonstração reside essencialmente no facto de proporcionar uma visão mais compreensiva da natureza da matemática e de promover a aprendizagem da Matemática. Contudo, os estudos realizados nesta área têm dado evidência empírica de que os alunos revelam grandes dificuldades em compreender a necessidade da demonstração, em compreender as funções da demonstração e em construírem, eles próprios, demonstrações, tendendo a usar exemplos particulares como forma de validar as conjecturas que formulam. Não obstante essas dificuldades, os alunos do ensino básico poderão lidar com a ideia da demonstração e desenvolver a sua capacidade de demonstrar se existir um ensino orientado nesse sentido. Uma vez que a comunicação é sobretudo um processo didáctico no qual professor e alunos interagem, constituindo um aspecto essencial, e simultaneamente transversal, do ensino e da aprendizagem da Matemática no contexto escolar, será apresentada a parte do estudo que mais directamente se relaciona com a comunicação. Será analisada a forma como se processa a negociação do significado e da necessidade da demonstração na aula de Matemática. Será também analisada a forma como são discutidas as ideias matemáticas envolvidas no processo de demonstração e, através de um enfoque na função explicativa e na função comunicativa da demonstração, será equacionado o papel da comunicação (e da demonstração) no desenvolvimento da compreensão matemática. | por |
dc.identifier.citation | Rodrigues, M. (2010). O processo de demonstrar na aula de Matemática: Um olhar sobre a comunicação emergente. Investigação em Educação Matemática 2010: Comunicação no Ensino e na Aprendizagem da Matemática, 24-50. | por |
dc.identifier.issn | 2182-0023 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/1155 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática | por |
dc.title | O processo de demonstrar na aula de matemática : um olhar sobre a comunicação emergente | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Rodrigues | |
person.givenName | Margarida | |
person.identifier | 1782812 | |
person.identifier.ciencia-id | 1B1C-88B5-75C4 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4658-6281 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57202834296 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |
relation.isAuthorOfPublication | 0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06 |