Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Considerações sobre o erro na avaliação escolar

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O objetivo deste texto foi analisar o papel do erro no processo de avaliação escolar, a partir de uma percepção de erro construtivo e constitutivo do processo de ensinagem60 e aprendizagem. A partir de pesquisa teórica, discutimos o papel da escola como transmissora de um saber repleto de representações sociais de professor e aluno, que acaba por atribuir ao primeiro a responsabilidade e o poder de dimensionar o desempenho do segundo única e exclusivamente por meio da avaliação – prova, desconsiderando as tentativas e as hipóteses levantadas pelo aluno no processo. O erro, no processo de avaliação, deve ser utilizado como instrumento para redimensionar o que se ensina e o que se aprende, portanto, como referencial, tanto para o professor quanto para o aluno, dos conteúdos programáticos que tem lugar na escola, mas levando em conta o conhecimento anteriormente adquirido pelo aluno em suas relações extra muros escolares.
ABSTRACT: The aim of this paper was to analyze the role of error in the process of school evaluation, from a perception error constructive and constitutive process teaching and learning. From theoretical research, we discuss the role of the school as a transmitter of knowledge full of social representations of teacher and student, which ultimately assign to the first responsibility and power to scale the performance of the second single exclusively through evaluation - proof disregarding attempts and hypotheses raised by the student in the process. The error in the assessment process should be used as a tool to resize what is taught and what is learned, therefore, as a reference for both the teacher and to the student of the syllabus that takes place in school, but taking into account the knowledge previously acquired by the student in their relationships extra school walls.

Description

Keywords

Avaliação Erro Escola Evaluation Error School

Pedagogical Context

Citation

Costa, L. & Camargo, J. (2014). Considerações sobre o erro na avaliação escolar. In C. Tomás & C. Gonçalves (Org.). VI Encontro do CIED - I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. Avaliação: Desafios e Riscos (pp. 346-361). Lisboa: CIED

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa

Collections

CC License