Publication
Referencial da literacia da informação para o ensino superior: versão portuguesa, 2022
dc.contributor.author | Association of College & Research Libraries | |
dc.contributor.translator | Sanches, Tatiana | pt_PT |
dc.contributor.translator | Antunes, Maria Luz | pt_PT |
dc.contributor.translator | Lopes, Carlos | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2023-01-12T13:13:58Z | |
dc.date.available | 2023-01-12T13:13:58Z | |
dc.date.issued | 2022-11 | |
dc.description | Projeto «Literacia da Informação e Pensamento Crítico no Ensino Superior: combater a desinformação», sob o patrocínio da Embaixada Norte-Americana em Lisboa. | pt_PT |
dc.description.abstract | O Referencial para a Literacia da Informação para o Ensino Superior (Framework) resulta da crença de que a literacia da informação é um movimento de reforma educacional que só realizará o seu potencial através de um conjunto mais rico e mais complexo de ideias centrais. Ao longo dos quinze anos desde a publicação dos Padrões de Competência em Literacia da Informação para o Ensino Superior, os bibliotecários académicos e os seus pares em associações do ensino superior desenvolveram resultados de aprendizagem, ferramentas e recursos que algumas instituições empregaram para introduzir conceitos e competências de literacia da informação nos seus currículos. Contudo, as rápidas mudanças no ambiente do ensino superior, juntamente com o dinâmico e muitas vezes incerto ecossistema de informação em que todos trabalhamos e vivemos, requerem uma nova atenção para a concentração em ideias fundacionais sobre esse ecossistema. Os estudantes têm um maior papel e responsabilidade na criação de um novo conhecimento, na compreensão dos contornos e da dinâmica do mundo da informação em mudança e na utilização ética da informação, dos dados, e das competências académicas. Os professores têm uma maior responsabilidade na conceção de currículos e tarefas que promovam um maior envolvimento com as ideias centrais sobre informação e competências nas suas disciplinas. Os bibliotecários têm uma maior responsabilidade na identificação de ideias centrais no seu próprio domínio do conhecimento que possam ampliar a aprendizagem para os estudantes, na criação de um novo e coeso currículo para a literacia da informação, e na colaboração mais alargada com o corpo docente. O modelo oferecido aqui é designado intencionalmente por Referencial porque se baseia num conjunto de conceitos centrais interligados, com opções flexíveis de implementação, e não num conjunto de normas ou resultados de aprendizagem, ou em qualquer enumeração prescritiva de competências. No cerne deste Referencial encontram-se interpretações conceptuais que organizam muitos outros conceitos e ideias sobre informação, investigação e competências académicas num todo coerente. Estas interpretações conceptuais são inspiradas pelo trabalho de Wiggins e McTighe, que se concentra em conceitos e questões essenciais no desenvolvimento de currículos, e também por conceitos nucleares (threshold), que são as ideias em qualquer disciplina que representam a passagem para uma compreensão alargada ou para formas de pensar e exercer no âmbito dessa disciplina. Este Referencial baseia-se num estudo Delphi que identificou vários conceitos nucleares na literacia da informação, mas o Referencial foi moldado utilizando novas ideias e ênfases para os conceitos nucleares. Dois dos elementos adicionados ilustram importantes objetivos de aprendizagem relacionados com esses conceitos: as práticas do conhecimento, que são demonstrações de formas pelas quais os estudantes podem aumentar a sua compreensão sobre os conceitos de literacia da informação e as disposições, que descrevem formas de abordar a dimensão afetiva, atitudinal ou de valorização da aprendizagem. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Association of College & Research Libraries; Sanches T, Antunes ML, Lopes C, translators. Referencial da literacia da Informação para o ensino superior: versão portuguesa, 2022. Lisboa: Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Profissionais da Informação e Documentação; 2022. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/15320 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.publisher | Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Profissionais da Informação e Documentação | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://bad.pt/formacao/projetos/combater_desinformacao/ | pt_PT |
dc.subject | Literacia da informação | pt_PT |
dc.subject | Framework | pt_PT |
dc.subject | ACRL | pt_PT |
dc.title | Referencial da literacia da informação para o ensino superior: versão portuguesa, 2022 | pt_PT |
dc.type | learning object | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | pedagogicalPublication | pt_PT |
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