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Referencial da literacia da informação para o ensino superior: versão portuguesa, 2022

dc.contributor.authorAssociation of College & Research Libraries
dc.contributor.translatorSanches, Tatianapt_PT
dc.contributor.translatorAntunes, Maria Luzpt_PT
dc.contributor.translatorLopes, Carlospt_PT
dc.date.accessioned2023-01-12T13:13:58Z
dc.date.available2023-01-12T13:13:58Z
dc.date.issued2022-11
dc.descriptionProjeto «Literacia da Informação e Pensamento Crítico no Ensino Superior: combater a desinformação», sob o patrocínio da Embaixada Norte-Americana em Lisboa.pt_PT
dc.description.abstractO Referencial para a Literacia da Informação para o Ensino Superior (Framework) resulta da crença de que a literacia da informação é um movimento de reforma educacional que só realizará o seu potencial através de um conjunto mais rico e mais complexo de ideias centrais. Ao longo dos quinze anos desde a publicação dos Padrões de Competência em Literacia da Informação para o Ensino Superior, os bibliotecários académicos e os seus pares em associações do ensino superior desenvolveram resultados de aprendizagem, ferramentas e recursos que algumas instituições empregaram para introduzir conceitos e competências de literacia da informação nos seus currículos. Contudo, as rápidas mudanças no ambiente do ensino superior, juntamente com o dinâmico e muitas vezes incerto ecossistema de informação em que todos trabalhamos e vivemos, requerem uma nova atenção para a concentração em ideias fundacionais sobre esse ecossistema. Os estudantes têm um maior papel e responsabilidade na criação de um novo conhecimento, na compreensão dos contornos e da dinâmica do mundo da informação em mudança e na utilização ética da informação, dos dados, e das competências académicas. Os professores têm uma maior responsabilidade na conceção de currículos e tarefas que promovam um maior envolvimento com as ideias centrais sobre informação e competências nas suas disciplinas. Os bibliotecários têm uma maior responsabilidade na identificação de ideias centrais no seu próprio domínio do conhecimento que possam ampliar a aprendizagem para os estudantes, na criação de um novo e coeso currículo para a literacia da informação, e na colaboração mais alargada com o corpo docente. O modelo oferecido aqui é designado intencionalmente por Referencial porque se baseia num conjunto de conceitos centrais interligados, com opções flexíveis de implementação, e não num conjunto de normas ou resultados de aprendizagem, ou em qualquer enumeração prescritiva de competências. No cerne deste Referencial encontram-se interpretações conceptuais que organizam muitos outros conceitos e ideias sobre informação, investigação e competências académicas num todo coerente. Estas interpretações conceptuais são inspiradas pelo trabalho de Wiggins e McTighe, que se concentra em conceitos e questões essenciais no desenvolvimento de currículos, e também por conceitos nucleares (threshold), que são as ideias em qualquer disciplina que representam a passagem para uma compreensão alargada ou para formas de pensar e exercer no âmbito dessa disciplina. Este Referencial baseia-se num estudo Delphi que identificou vários conceitos nucleares na literacia da informação, mas o Referencial foi moldado utilizando novas ideias e ênfases para os conceitos nucleares. Dois dos elementos adicionados ilustram importantes objetivos de aprendizagem relacionados com esses conceitos: as práticas do conhecimento, que são demonstrações de formas pelas quais os estudantes podem aumentar a sua compreensão sobre os conceitos de literacia da informação e as disposições, que descrevem formas de abordar a dimensão afetiva, atitudinal ou de valorização da aprendizagem.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAssociation of College & Research Libraries; Sanches T, Antunes ML, Lopes C, translators. Referencial da literacia da Informação para o ensino superior: versão portuguesa, 2022. Lisboa: Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Profissionais da Informação e Documentação; 2022.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15320
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisherAssociação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Profissionais da Informação e Documentaçãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://bad.pt/formacao/projetos/combater_desinformacao/pt_PT
dc.subjectLiteracia da informaçãopt_PT
dc.subjectFrameworkpt_PT
dc.subjectACRLpt_PT
dc.titleReferencial da literacia da informação para o ensino superior: versão portuguesa, 2022pt_PT
dc.typelearning object
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typepedagogicalPublicationpt_PT

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