Repository logo
 
Publication

Para além de uma visão dominante sobre as crianças pequenas: gramáticas críticas na educação de infância

dc.contributor.authorTomás, Catarina
dc.date.accessioned2017-05-23T10:33:28Z
dc.date.available2017-05-23T10:33:28Z
dc.date.issued2017-04
dc.description.abstractProcura-se, neste artigo, fazer um questionamento sociopolítico e educativo do trabalho que se faz em creche, a partir dos direitos da criança. De modo a balizar a análise, com base numa matriz interdisciplinar, procuro numa primeira parte refletir acerca das narrativas hegemónicas sobre a educação de infância com especial enfoque na creche; segue-se a identificação de três tensões na relação entre os direitos da criança e a educação de infância: (des)conhecimento ou os sentidos múltiplos atribuídos aos direitos da criança pelos/as profissionais de educação; a armadilha do discurso entre direitos e deveres; a identificação de práticas sociopedagógicas tendencialmente reprodutoras da forma escolar. Por último, procuro mapear os principais eixos de uma conceçãopt_PT
dc.description.abstractAbstract: This paper seeks to make a socio-political and educational questioning of the work done in day care based on children’s rights. In order to guide the analysis, from an interdisciplinary matrix, in a first part I try to reflect on the hegemonic narratives about early childhood education with special focus on day care. This is followed by the identification of three tensions in the relationship between children’s rights and early childhood education: (Dis) knowledge or multiple meanings attributed to children’s rights by early childhood educators; the rights and duties discourse trap; the identification of sociopedagogical practices tendentiously reproductive of the school system. Finally, I try to map the main axes for a critical conception of childhood education.en
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationTomás, C. (2017). Para além de uma visão dominante sobre as crianças pequenas: gramáticas críticas naeducação de infância . Revista Humanidades e Inovação, 4(1), 13-20pt_PT
dc.identifier.issn2358-8322
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/7045
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/279pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectDireitos da criançapt_PT
dc.subjectEducação de infância críticapt_PT
dc.subjectCrechept_PT
dc.subjectChildren’s rightsen
dc.subjectCritical early childhood educationen
dc.subjectDay careen
dc.titlePara além de uma visão dominante sobre as crianças pequenas: gramáticas críticas na educação de infânciapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePalmas-Tocantinspt_PT
oaire.citation.endPage20pt_PT
oaire.citation.startPage13pt_PT
oaire.citation.titleRevista Humanidades e Inovaçãopt_PT
oaire.citation.volume4pt_PT
person.familyNameTomás
person.givenNameCatarina
person.identifier.ciencia-id3F16-59D0-6D9E
person.identifier.orcid0000-0002-9220-964X
person.identifier.scopus-author-id15027833000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationb5c52d05-f0d9-480e-9bd3-53389b0aaa1d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb5c52d05-f0d9-480e-9bd3-53389b0aaa1d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
279-1384-1-PB.pdf
Size:
366.11 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections