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Abstract(s)
O presente artigo incide sobre uma das dimensões de um estudo de caso,
realizado no âmbito de uma tese de mestrado, sobre a prática pedagógica
supervisionada numa escola do 1.º ciclo do ensino básico.
Numa abordagem sistémica, procura-se percepcionar e compreender
concepções e representações dos sujeitos da investigação com o objectivo de
conhecer o impacto da supervisão da prática pedagógica de alunos da formação
inicial na aprendizagem e desenvolvimento organizacional desta escola.
O tratamento e interpretação dos dados do estudo empírico sugerem uma
ténue potenciação deste dispositivo supervisivo no contexto organizacional,
apesar de a instituição já acolher estagiários há mais de uma década. Ainda
assim, manifesta-se abertura para recuperar esta oportunidade até ao momento
desperdiçada e intencionalizar futuros dispositivos de supervisão da prática
pedagógica no sentido do desenvolvimento ecológico da escola e da edificação
de uma comunidade que aprende e constrói conhecimento sobre si própria.
Description
Keywords
Supervisão pedagógica Estágio profissional no 1º ciclo
Citation
Da Investigação às Práticas - Estudos de Natureza Educacional 2010 Vol X Nº1 65-90