Repository logo
 
Publication

Raciocínio espacial e pensamento algébrico: o estabelecimento de conexões na formação inicial de professores

dc.contributor.authorBrunheira, Lina
dc.date.accessioned2020-09-28T11:16:24Z
dc.date.available2020-09-28T11:16:24Z
dc.date.embargo2035pt_PT
dc.date.issued2020
dc.description.abstractEste artigo relata uma investigação realizada no âmbito da formação inicial com futuros professores e educadores. O objetivo é identificar as potencialidades de um problema de contagens relativamente ao desenvolvimento do raciocínio espacial e pensamento algébrico. Os dados foram recolhidos a partir das resoluções de uma turma e a análise incidiu nos processos de raciocínio espacial, no tipo de representações usadas para exprimir ideias algébricas, na sua compreensão e mobilização de pensamento funcional. O estudo sugere que este tipo de tarefas constitui uma proposta relevante, pois conduz à necessidade de generalizar, favorecendo o estabelecimento de conexões entre o raciocínio espacial e o pensamento algébrico. A sua realização, seguindo uma abordagem exploratória, favorece a diversidade de abordagens, que vão ao encontro das experiências e conhecimentos dos formandos. A sua partilha e discussão pode promover o confronto de diferentes representações, valorizar a sua compreensão e favorecer a progressão para níveis mais formais.pt_PT
dc.description.abstractAbstract This article reports a research in the context of a K-6 prospective teacher education program. The objective is to identify the potential of a counting problem in relation to the development of spatial reasoning and algebraic thinking. The data was collected from the records of a class. The analysis focused on the spatial reasoning processes and the type of representations used to express algebraic ideas, their understanding and the mobilization of functional thinking. The study suggests that this type of task is a relevant proposal, as it leads to generalization, favours connections between spatial reasoning and algebraic thinking. The use of these tasks according to an exploratory approach, favours the emergence of different approaches, which meet the experiences and knowledge of the trainees. The collective discussion has the potential to promote the confrontation of different representations, values their understanding and favours progression to more formal levels.pt_PT
dc.description.abstractResumen Este artículo reporta una investigación realizada en el ámbito de la formación inicial con futuros maestros y educadores. El objetivo es identificar el potencial de un problema de conteo con respecto al desarrollo del razonamiento espacial y el pensamiento algebraico. Los datos fueron recolectados de las resoluciones de una clase y el análisis se centró en los procesos de razonamiento espacial, el tipo de representaciones utilizadas para expresar ideas algebraicas, su comprensión y la movilización del pensamiento funcional. El estudio sugiere que este tipo de tarea es una propuesta relevante, ya que conduce a la necesidad de generalizar, favoreciendo el establecimiento de conexiones entre el razonamiento espacial y el pensamiento algebraico. Su realización, siguiendo un enfoque exploratorio, favorece la diversidad de enfoques, que se encuentran con las experiencias y conocimientos de los aprendices. Su intercambio y discusión puede promover la confrontación de diferentes representaciones, mejorar su comprensión y favorecer la progresión a niveles más formales.pt_PT
dc.description.abstractRésumé Cet article présente une recherche dans le cadre de la formation initiale de futurs enseignants et éducateurs. L'objectif est d'identifier le potentiel d'un problème de comptage, en relation avec le développement du raisonnement spatial et le pensée algébrique. Les données ont été collectées à partir des enregistrements d’ une classe. Son analyse s'est concentrée sur les processus de raisonnement spatial et le type de représentations utilisées pour exprimer les idées algébriques, leur compréhension et la mobilisation de la pensée fonctionnelle. L'étude suggère que ce type de tâche est une proposition pertinente, car elle conduit à généralisation, à connexions entre le raisonnement spatial et la pensée algébrique. L'exécution de ces tâches, dans une dynamique pédagogique exploratoire, favorise l'émergence de différentes approches, qui répondent aux expériences et aux connaissances des futurs enseignants. Leur discussion peuvent favoriser la confrontation de différentes représentations, améliorer leur compréhension et favoriser la progression vers des niveaux plus formels.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBrunheira, L., (2020) Raciocínio espacial e pensamento algébrico: o estabelecimento de conexões na formação inicial de professores, Da Investigação às Práticas, 10(2), 69 - 89. DOI: https://doi.org/10.25757/invep.v10i2.208pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.25757/invep.v10i2.208pt_PT
dc.identifier.issn2182-1372
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12261
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.relationProjeto IC&DT – AAC n.º 02/SAICT/2017pt_PT
dc.relationMathematical Reasoning and Teacher Education
dc.relation.publisherversionhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/208pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectRaciocínio espacialpt_PT
dc.subjectPensamento algébricopt_PT
dc.subjectConexõespt_PT
dc.subjectFormação inicial de professorespt_PT
dc.subjectSpatial reasoningpt_PT
dc.subjectAlgebraic thinkingpt_PT
dc.subjectConnectionspt_PT
dc.subjectTeacher educationpt_PT
dc.subjectRazonamiento espacialpt_PT
dc.subjectPensamiento algebraicopt_PT
dc.subjectConexionespt_PT
dc.subjectFormación inicialpt_PT
dc.subjectRaisonnement spatialpt_PT
dc.subjectPensée algébriquept_PT
dc.subjectConnexionspt_PT
dc.subjectFormation initiale des enseignantspt_PT
dc.titleRaciocínio espacial e pensamento algébrico: o estabelecimento de conexões na formação inicial de professorespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleMathematical Reasoning and Teacher Education
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FCED-EDG%2F28022%2F2017/PT
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage89pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage69pt_PT
oaire.citation.titleDa investigação às práticaspt_PT
oaire.citation.volume10pt_PT
oaire.fundingStream3599-PPCDT
person.familyNameBrunheira
person.givenNameLina
person.identifier.ciencia-id6711-F603-EFEB
person.identifier.orcid0000-0002-5027-1867
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication7d7e8458-8b3f-41c4-ae1c-250488a53fd1
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7d7e8458-8b3f-41c4-ae1c-250488a53fd1
relation.isProjectOfPublication14febdf9-7f0c-44ea-9e35-ad58a0b427e1
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery14febdf9-7f0c-44ea-9e35-ad58a0b427e1

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
208-1052-1-PB.pdf
Size:
1.31 MB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections