Repository logo
 
Publication

Iniciação à ciência através da metodologia de trabalho de projeto – um contexto privilegiado para o desenvolvimento da linguagem no pré-escolar

dc.contributor.authorRamos, Mercês
dc.contributor.authorValente, Bianor
dc.date.accessioned2013-10-29T10:02:11Z
dc.date.available2013-10-29T10:02:11Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractA aprendizagem da Ciência tem-se revelado difícil, nos diferentes níveis de ensino, como tem mostrado a inúmera investigação educacional que tem vindo a ser realizada desde a década de sessenta do séc. XX. A Linguagem científica constitui uma (primeira) barreira para os aprendentes de Ciência. As dificuldades são de natureza diversa. No presente artigo procuraremos mostrar como uma iniciação à Ciência, através da Metodologia de Trabalho de Projeto, pode constituir uma metodologia privilegiada por permitir não só a aquisição de significado para termos técnicos, como também a atribuição de novos significados a palavras da linguagem corrente e a utilização de conectores lógicos. Recorreremos a exemplos recolhidos de situações de estágios profissionais que acompanhámos.por
dc.description.abstractAbstract: The learning of science has proved to be difficult at the various levels of education, as shown by the volume of educational research that has been carried out since the 1960s. Scientific language is a (first) barrier for learners of science. The difficulties are of various kinds. In this article we will show how an introduction to science through the working project methodology work may constitute an effective means of facilitating not only the acquisition of the meanings of technical terms, but also the assigning of new meanings to everyday words and the use of logical connectors. For this propose we will use examples drawn from our own experience as teaching practice tutors.por
dc.description.abstractRésumé: L’apprentissage de la science s'est révélé difficile dans les différents niveaux d’éducation, comme le témoigne la recherche en éducation qui a été menée depuis les années soixante du XXe siècle. Le langage scientifique est un obstacle (le premier) pour les apprenants de science. Les difficultés sont de nature diverse. Dans cet article, nous allons voir comment une initiation à la science à partir de la méthodologie de travail du projet peut constituer un moyen privilégié pour permettre soit l'acquisition du sens des termes techniques, soit l'attribution de nouvelles significations aux mots de tous les jours et l'utilisation des connecteurs logiques. Nous nous appuyons sur des exemples recueillis dans des situations de stages professionnels.por
dc.identifier.citationRamos, Maria das Mercês Sousa e Valente, Bianor A. da Cruz (2011). Iniciação à Ciência através da Metodologia de Trabalho de Projeto – Um contexto privilegiado para o desenvolvimento da linguagem no pré-escolar. Da Investigação às Práticas I (2), 2-16.por
dc.identifier.issn2182-1372
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/2811
dc.language.isoporpor
dc.publisherCIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispor
dc.relation.publisherversionhttp://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/59/60por
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectCiênciapor
dc.subjectPré-escolapor
dc.subjectLanguagepor
dc.subjectSciencepor
dc.subjectKindergartenpor
dc.subjectLangagepor
dc.subjectÉcole Maternellepor
dc.titleIniciação à ciência através da metodologia de trabalho de projeto – um contexto privilegiado para o desenvolvimento da linguagem no pré-escolarpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleDa investigação às práticaspor
person.familyNameValente
person.givenNameBianor
person.identifier.ciencia-idDA15-0105-CD3A
person.identifier.orcid0000-0001-6541-8000
person.identifier.scopus-author-id56971104800
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication0296fbdc-179c-452f-91c8-000a622ac704
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0296fbdc-179c-452f-91c8-000a622ac704

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Iniciação à ciência através da metodologia de trabalho de projeto.pdf
Size:
782.83 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections