Repository logo
 
Publication

Learning by doing e curva de aprendizagem: um estudo empírico aplicado em Microeconomia

dc.contributor.authorOliveira, Luís Manuel Botelho
dc.date.accessioned2015-01-29T21:21:05Z
dc.date.available2015-01-29T21:21:05Z
dc.date.issued2014-10
dc.descriptionTrabalho apresentado no âmbito dos artigos 11º e 14º do Regulamento de Prestação de Serviço Docente do ISCALpor
dc.description.abstractEste trabalho constitui a continuação do projecto de investigação iniciado pelo autor em 2013 e insere-se no seu Projecto Académico Individual para 2014, ao abrigo dos Artigos 11º e 14º do Regulamento de Prestação de Serviço Docente do ISCAL). O primeiro objectivo do trabalho, à semelhança do que aconteceu com o estudo de 2013, é o de demonstrar a existência de uma importante correlação entre a repetição de tarefas muito semelhantes e a capacidade de aprendizagem. Pretende-se concretamente mostrar que o modo de aprendizagem designado por learning by doing (LBD) ou «aprender fazendo» pode ser, cumpridas certas condições, um factor determinante para o progresso de aprendizagem. O segundo objectivo é o de estimar a taxa de aprendizagem com base nos resultados obtidos com este estudo empírico. O projecto foi desenvolvido em três turmas de Microeconomia (TCCD21, TCCD23 e TCCD24), do Curso de Contabilidade e Administração, no ISCAL, entre Fevereiro e Maio de 2014. Na Introdução referem-se os aspectos essenciais que determinaram a escolha desta temática, nomeadamente, os relacionados com a taxonomia de Bloom. No Capítulo 1 indica-se a metodologia utilizada: escolha da amostra, número e tipo de tarefas submetidas aos estudantes e modo de as classificar. No Capítulo 2 apresentam-se os resultados elaborados e tratados a partir das tarefas efectuadas pelos estudantes e a estimação da curva e dos rácios de aprendizagem. No Capítulo 3 faz-se uma análise transversal, comparando-se os resultados obtidos em duas perguntas do 1º Teste de Avaliação, pelos alunos que participaram neste projecto, com os resultados obtidos por aqueles que não participaram ou desistiram do projecto. Por fim, faz-se o resumo e retiram-se as conclusões.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/4217
dc.language.isoporpor
dc.subjectLearning by doingpor
dc.subjectCurva de aprendizagempor
dc.subjectEstudo empírico aplicado em Microeconomiapor
dc.titleLearning by doing e curva de aprendizagem: um estudo empírico aplicado em Microeconomiapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
CURVA DE APRENDIZAGEM_Um estudo empirico aplicado em Microeconomia.pdf
Size:
533.81 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections