Repository logo
 
Publication

Vozes cruzadas: interação e aprendizagens intergeracionais em tempo de pandemia

dc.contributor.authorCibele, Carla
dc.contributor.authorAlcântara, Ana
dc.contributor.authorFialho, Filipe
dc.contributor.authorMatos, Joana
dc.date.accessioned2022-10-07T10:43:07Z
dc.date.available2022-10-07T10:43:07Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractO projeto idoSOS – intertwined voices, do Centro de Investigação em Educação e Formação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS), decorreu entre setembro de 2020 e outubro de 2021 no âmbito da criação de respostas a problemáticas decorrentes da pandemia originada pelo SARS-Cov-2. Teve como objetivo investigar estratégias intergeracionais eficazes para minorar o isolamento social da população idosa, valorizá-la e reforçar a sua capacidade de enfrentar situações de emergência, procurou-se criar vias para o diálogo e encontro entre jovens e pessoas idosas que resultassem em processos empáticos de apoio e aprendizagem mútua. Este artigo foca-se nas metodologias e estratégias adotadas, apresentando-se também os resultados do projeto.pt_PT
dc.description.abstractAbstract The idoSOS - intertwined voices project, from the Education and Training Research Centre at the Higher School of Education of the Polytechnic Institute of Setúbal (ESE/IPS), took place between September 2020 and October 2021, as part of the creation of responses to issues arising from the SARS-Cov-2 pandemic. With the aim of investigating effective intergenerational strategies to reduce the social isolation of the elderly population, value them and strengthen their ability to cope with emergency situations, we sought to create pathways for dialogue and encounters between young people and the elderly that would result in empathic processes of mutual support and learning. This article focuses on the methodologies and strategies adopted and presents the results of the project.pt_PT
dc.description.abstractResumen El proyecto idoSOS – intertwined voices, del Centro de Investigación en Educación y Formación de la Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE-IPS), transcurrido entre septiembre de 2020 y octubre de 2021 en el contexto de generar respuestas sociales à la pandemia por el SARS-Cov-2. Con el objetivo de investigar estrategias intergeneracionales efectivas para paliar el aislamiento social de la población mayor, valorizándola y fortaleciendo su capacidad para enfrentar situaciones de emergencia, se buscó espacios de diálogo y encuentro entre jóvenes y mayores que redundaran en procesos empáticos y de aprendizaje mutuo. Este artículo se centra en las metodologías y estrategias adoptadas, presentando también los resultadospt_PT
dc.description.abstractRésumé Le projet idoSOS - intertwined voices, du Centre de recherche sur l'éducation et la formation de l'École supérieure d'éducation de l'Institut polytechnique de Setúbal (ESE/IPS), s'est déroulé entre septembre 2020 et octobre 2021, dans le cadre de la création de réponses aux problèmes découlant de la pandémie de SARS-Cov-2. Dans le but d'étudier des stratégies intergénérationnelles efficaces pour réduire l'isolement social des personnes âgées, les valoriser et renforcer leur capacité à faire face aux situations d'urgence, nous avons cherché à créer des canaux de dialogue et de rencontre entre les jeunes et les personnes âgées qui déboucheraient sur des processus empathiques de soutien et d'apprentissage mutuels. Cet article se concentre sur les méthodologies et les stratégies adoptées et présente les résultats du projet.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCibele Figueiredo, C., Alcântara, A., Fialho, F., & Matos, J. (2022). Vozes cruzadas. Interação e aprendizagens intergeracionais em tempo de pandemia. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 12(2), 214-240. https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.331pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.25757/invep.v12i2.331pt_PT
dc.identifier.issn2182-1372
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15020
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/331pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEmpatiapt_PT
dc.subjectIntergeracionalidadept_PT
dc.subjectPandemiapt_PT
dc.subjectEmpathypt_PT
dc.subjectIntergenerationalitypt_PT
dc.subjectPandemicpt_PT
dc.subjectEmpatíapt_PT
dc.subjectIntergeneracionalidadpt_PT
dc.subjectPandemiapt_PT
dc.subjectEmpathiept_PT
dc.subjectIntergénérationnalitépt_PT
dc.subjectPandémiept_PT
dc.titleVozes cruzadas: interação e aprendizagens intergeracionais em tempo de pandemiapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage240pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage214pt_PT
oaire.citation.titleDa Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacionalpt_PT
oaire.citation.volume12pt_PT
person.familyNameFigueiredo
person.familyNameAlcântara
person.familyNameFialho
person.familyNameGaudêncio Matos
person.givenNameCarla Cibele
person.givenNameAna
person.givenNameFilipe
person.givenNameJoana Isabel
person.identifier.ciencia-id3A17-2BC9-83BB
person.identifier.ciencia-id621E-AA48-666E
person.identifier.ciencia-id9819-80CC-C1E9
person.identifier.ciencia-id6819-396E-C9F7
person.identifier.orcid0000-0001-9106-8606
person.identifier.orcid0000-0003-2921-3344
person.identifier.orcid0000-0002-6362-6700
person.identifier.orcid0000-0001-5406-8340
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicatione58c10ea-c123-46eb-aaf7-2c03e155206b
relation.isAuthorOfPublication49063b61-e273-443e-8fce-a7c72e849d7e
relation.isAuthorOfPublicationb012410f-ed6b-4805-b4ec-b8b13026e7bb
relation.isAuthorOfPublicationb96c1c54-d105-4e56-acd5-8e39a4d556da
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb012410f-ed6b-4805-b4ec-b8b13026e7bb

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
331.pdf
Size:
281.01 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections