Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

As vivências de contacto com a natureza de crianças do 1º ciclo: implicações para o contexto formal e não formal de aprendizagem

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente estudo procurou verificar as vivências de contacto com a natureza de 123 crianças do 1º ciclo a frequentar 4 escolas da região de Lisboa e pertencentes a um meio socioeconómico médio/ elevado. Para tal, foi realizada uma entrevista estruturada e realizada individualmente de forma a conhecer os locais em que as crianças já tinham visto animais, assim como a preferência manifestada por esses locais. Os resultados, concordantes com os de outros estudos internacionais, revelam um contacto maioritário das crianças com locais onde a natureza é gerida em detrimento do contacto com espaços naturais. Decorrente destes resultados, são apresentadas algumas sugestões para os contextos formal e não formal de aprendizagem e que visam atribuir à escola um papel activo na maior diversificação de experiências das crianças.

Description

Keywords

Citation

Actas do XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências / Braga, Universidade do Minho, 2011 213-225

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Escola Superior de Educação de Lisboa

Collections

CC License