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Estruturação espacial no 1° ano de escolaridade: da estruturação local para a estruturação global em figuras 2D

dc.contributor.authorConceição, Joana
dc.contributor.authorRodrigues, Margarida
dc.date.accessioned2020-08-25T08:53:21Z
dc.date.available2020-08-25T08:53:21Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractNeste artigo, temos como objetivo compreender como os alunos do 1.º ano progridem na estruturação espacial de figuras bidimensionais compostas por quadrados (pentaminós), analisando as estratégias utilizadas por esses alunos para compor pentaminós, para determinar a congruência entre pentaminós e a antecipação de compostos, e o papel dos desenhos das construções. Os dados foram recolhidos durante a primeira sequência de tarefas do ciclo um, respeitante à implementação de uma experiência de ensino de uma investigação baseada em design. Foram usadas as técnicas de recolha de dados de observação participante e recolha documental. Os resultados mostram que, inicialmente, os alunos constroem manipulando as peças individualmente por tentativa e erro, estratégia associada à estruturação local. Progressivamente, vão evoluindo na sua capacidade de coordenar componentes e compostos, impulsionados pelas relações que estabelecem na manipulação do material e na reflexão que vão fazendo na passagem do material para o desenho. À medida que vão estabelecendo relações mais complexas, baseadas na coordenação de componentes e compostos, vão sendo também capazes de construir com antecipação. A construção com antecipação, baseada em imagens mentais prévias, sugere o uso da operação integração, operação associada à estruturação global. Utilizam o movimento de rodar e inverter inicialmente com materiais e, depois, mentalmente para determinar a congruência entre dois pentaminós e para antecipar o resultado da manipulação de pentaminós.pt_PT
dc.description.abstractIn this paper, we aim to understand how 1st grade students develop their spatial structuring of 2D figures composed by squares (pentominoes) by analyzing students’ strategies to compose pentominoes, to determine the congruency between pentominoes and to anticipate composites, and the importance of drawing the constructions. Data was collected during the implementation of the first sequence of tasks, from cycle two, of a design based research. Results show that, at first, students build pentominoes by manipulating squares individually and by trial and error, which is a strategy associated to local structuring. Gradually, students evolve in their capacity of coordinating components and composites, stimulated by the relationships they stablish and reflect upon between manipulatives and drawings. As they stablish more complex relationships, based on the coordination of components and composites, they start to be able to build with anticipation. Building with anticipation, based on mental images, suggests the use of integration operation, which is associated with global structuring. Students use movements as rotating and flipping, at first, with manipulatives and later mentally to determine the congruency between two pentominoes and to anticipate the result of pentominoes manipulation.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationConceição, Joana, & Rodrigues, Margarida. (2020). Estruturação Espacial no 1° Ano de Escolaridade: da estruturação local para a estruturação global em figuras 2D. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 34(67), 354-374. Epub August 14, 2020.https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a01pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a01pt_PT
dc.identifier.issn1980-4415
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12182
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2020000200354&tlng=ptpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEstruturação espacialpt_PT
dc.subjectCoordenaçãopt_PT
dc.subjectIntegraçãopt_PT
dc.subjectDesenhospt_PT
dc.subjectMovimentos mentaispt_PT
dc.subjectSpatial structuringpt_PT
dc.subjectCoordinationpt_PT
dc.subjectIntegrationpt_PT
dc.subjectDrawingspt_PT
dc.subjectMental movementpt_PT
dc.titleEstruturação espacial no 1° ano de escolaridade: da estruturação local para a estruturação global em figuras 2Dpt_PT
dc.title.alternativeSpatial Structuring in 1st Grade: from local structuring to global structuringpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage374pt_PT
oaire.citation.issue67pt_PT
oaire.citation.startPage354pt_PT
oaire.citation.titleBolema: Boletim de Educação Matemáticapt_PT
oaire.citation.volume34pt_PT
person.familyNameBandeira da Conceição
person.familyNameRodrigues
person.givenNameJoana Rita
person.givenNameMargarida
person.identifier1782812
person.identifier.ciencia-id8217-1AF2-FB96
person.identifier.ciencia-id1B1C-88B5-75C4
person.identifier.orcid0000-0002-4295-0368
person.identifier.orcid0000-0003-4658-6281
person.identifier.scopus-author-id57202834296
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
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