Repository logo
 
Publication

Capacitar futuros professores para a ação: práticas interventivas que partem da discussão de problemáticas ambientais

dc.contributor.authorLinhares, Elisabete
dc.date.accessioned2019-04-09T09:58:03Z
dc.date.available2019-04-09T09:58:03Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractA gravidade das controvérsias que afetam a nossa sociedade exige uma cidadania informada e capacitada para agir sobre essas questões. Considerando fundamental preparar futuros professores para adotar práticas educativas mais interventivas e críticas, apresentam-se os resultados de uma investigação-ação orientada para a ação sociopolítica, realizada com um grupo de alunos de um curso de formação de professores e educadores de infância que frequentavam uma disciplina de Ambiente. Este estudo pretendeu: a) envolver os futuros professores em iniciativas de ativismo sobre problemáticas ambientais por eles identificadas; b) capacitar os futuros professores com as competências profissionais necessárias à estimulação de iniciativas deste tipo nas suas aulas; e c) avaliar o impacte deste processo nas conceções dos participantes sobre as potencialidades e dificuldades deste tipo de iniciativa. A abordagem mista realizada envolveu questionários e análise de conteúdo dos trabalhos produzidos pelos alunos. A iniciativa potenciou um contexto favorável a uma ação informada e negociada dos futuros professores, que aprenderam a agir perante problemas sociais, e ao desenvolvimento de capacidades cognitivas e de conhecimento didático.pt_PT
dc.description.abstractAbstract The gravity of the controversies that affect our society requires informed and empowered citizens to act on these issues. Considering it to be essential to prepare future teachers to adopt more interventional and critical educational practices, we present the results of a sociopolitical research-action, carried out with a group of students of a training course for teachers and early childhood educators attending a subject of Environment. This study aims: a) to promote activism initiatives on environmental issues identified by the future teachers; b) to provide future teachers with the professional skills necessary to encourage these initiatives in their classrooms; and c) to evaluate the impact of this process on the conceptions of the participants about the potential and difficulties of this type of initiative. The mixed approach undertaken involved questionnaires and content analysis of the students´ work. The initiative enhanced a favorable context for an informed and negotiated action of the future teachers, who have learned to act on these problems, and developed cognitive and learning abilities.pt_PT
dc.description.abstractRésumé La gravité des controverses qui touchent notre société nécessite des citoyens informés et habilités à agir sur ces questions. Considérant fondamental de préparer les futurs enseignants pour adopter des pratiques éducatives plus interventives et critiques, nous présentons les résultats d'une recherche-action orientée vers l´action sociopolitique, menée avec un groupe d´étudiants qui suivent des études pour être professeurs des écoles et qui fréquentaient les cours d´Environnement. Cette étude a prétendu: a) engager les futurs enseignants dans des actions militantes sur des problèmes environnementaux qu’ils avaient eux-mêmes identifiés; b) habiliter les futurs enseignants de compétences professionnelles nécessaires pour former des élèves en tant que citoyens actifs; et c) évaluer l'impact de ce processus sur les conceptions qu’ont les participants sur le potentiel et les difficultés de ce genre d´initiative. Les données de recherche analysées selon une approche méthodologique mixte ont été recueillies par l’application de questionnaires et l’analyse de contenu des travaux réalisés par les élèves. Il a été constaté que l'initiative a permis un contexte favorable pour une action éclairée et négociée des futurs enseignants, qui ont appris à agir face à ces problèmes sociaux, et pour le développement d´aptitudes cognitives et de savoir didactique.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLinhares, E., (2016) Capacitar futuros professores para a ação: práticas interventivas que partem da discussão de problemáticas ambientais, Da Investigação às Práticas, 7(2), 54 - 70.pt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.25757/invep.v7i2.130pt_PT
dc.identifier.issn2182-1372
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9835
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/130pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectAtivismopt_PT
dc.subjectDiscussãopt_PT
dc.subjectProblemas ambientaispt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.subjectActivismpt_PT
dc.subjectDiscussionpt_PT
dc.subjectEnvironmental issuespt_PT
dc.subjectTeacher trainingpt_PT
dc.subjectCitizenshippt_PT
dc.subjectActivismept_PT
dc.subjectDiscussionpt_PT
dc.subjectProblèmes environnementauxpt_PT
dc.subjectFormation des enseignantspt_PT
dc.subjectCitoyennetépt_PT
dc.titleCapacitar futuros professores para a ação: práticas interventivas que partem da discussão de problemáticas ambientaispt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage70pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage54pt_PT
oaire.citation.titleDa investigação às práticaspt_PT
oaire.citation.volume7pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
130-509-2-PB (1).pdf
Size:
420.26 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections