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Advisor(s)
Abstract(s)
All road users have one concern in common, regardless of the mode of transport they use — reaching their destination safely. Users of soft mobility have a high fatality rate, meaning that every time they choose to walk or drive a bicycle, for example, they are ultimately putting their lives at risk. It was found that these entities’ safety must be protected, and this motivation is the major reason for designing a tool that will help decrease the number of road accidents and their severity, along with a desire to reduce carbon dioxide emissions by using fuel-efficient vehicles. In this project, a technological system based on information provided by ITS messages, as well as GPS location data, was implemented for users of soft mobility so they can be aware of dangers that show up in their travel path, as well as promoting the use of soft mobility as an al ternative mode of transportation. The system has a UI that allows users to receive information without disturbing or diverting their attention from the path ahead for a long time, showing notifications for potentially dangerous road events or other road
entities approaching. There is equipment that allows the exchange of messages related to vehicles, roads and traffic, which operates over ITS-G5. To ensure soft mobility users are integrated into the ITS ecosystem, a hybrid network environment that allows com munications between cellular and ITS-G5 networks was established. A prototype of this system was designed and tested on multiple use cases, in a real and controlled environment, addressing critical scenarios for the user’s safety. According to the results, with the latency involved in E2E communications, this network can support several urban scenarios, where soft mobility users and connected cars share the road. However, in order to guarantee soft mobility user’s safety, further testing should be done accounting for the processing time of the application and user’s time-to-react.
Independentemente do meio de transporte de preferência, quem partilha vias rodoviárias tem uma preocupação comum - chegar ao seu destino em segurança. Acidentes que envolvem utilizadores de mobilidade suave têm uma taxa de mortalidade mais alta, o que significa que cada vez que estes optam por caminhar ou andar de bicicleta, por exemplo, estão potencialmente a colocar as suas vidas em risco. A necessidade de proteger estas entidades é a principal motivação para o desenvolvimento de uma ferramenta que ajude a diminuir o número de acidentes rodoviários com estas pessoas e a sua gravidade, aliada à redução de emissões de CO2, utilizando menos veículos de combustível. Este projeto consiste num sistema tecnológico designado a utilizadores de mobilidade suave, que permite informá-los acerca de perigos ao longo do seu trajeto – com base em informação fornecida por mensagens ITS e dados de localização GPS. Este sistema tem uma interface de utilizador que permite que estes recebam informação sem desviar a sua atenção do caminho, presentando notificações quando surgem potenciais perigos na estrada. Existem equipamentos que permitem a troca de mensagens relacionadas com veículos, estradas e trânsito, que comunicam através da rede ITS-G5. Para integrar os utilizadores de mobilidade suave com o ecossistema ITS, foi criado um ambiente híbrido que permite comunicações entre redes celulares e ITS G5. O protótipo deste sistema foi testado num ambiente real e controlado, abordando cenários críticos para a segurança do utilizador.Verificou-se que, com a latência envolvida em comunicações E2E, a rede híbrida é viável em cenários onde estes utilizadores partilham a estrada com veículos conectados. No entanto, devem ser realizados mais testes considerando a latência adicional introduzida pelo tempo de processamento da aplicação e pelo tempo de reação dos utilizadores.
Independentemente do meio de transporte de preferência, quem partilha vias rodoviárias tem uma preocupação comum - chegar ao seu destino em segurança. Acidentes que envolvem utilizadores de mobilidade suave têm uma taxa de mortalidade mais alta, o que significa que cada vez que estes optam por caminhar ou andar de bicicleta, por exemplo, estão potencialmente a colocar as suas vidas em risco. A necessidade de proteger estas entidades é a principal motivação para o desenvolvimento de uma ferramenta que ajude a diminuir o número de acidentes rodoviários com estas pessoas e a sua gravidade, aliada à redução de emissões de CO2, utilizando menos veículos de combustível. Este projeto consiste num sistema tecnológico designado a utilizadores de mobilidade suave, que permite informá-los acerca de perigos ao longo do seu trajeto – com base em informação fornecida por mensagens ITS e dados de localização GPS. Este sistema tem uma interface de utilizador que permite que estes recebam informação sem desviar a sua atenção do caminho, presentando notificações quando surgem potenciais perigos na estrada. Existem equipamentos que permitem a troca de mensagens relacionadas com veículos, estradas e trânsito, que comunicam através da rede ITS-G5. Para integrar os utilizadores de mobilidade suave com o ecossistema ITS, foi criado um ambiente híbrido que permite comunicações entre redes celulares e ITS G5. O protótipo deste sistema foi testado num ambiente real e controlado, abordando cenários críticos para a segurança do utilizador.Verificou-se que, com a latência envolvida em comunicações E2E, a rede híbrida é viável em cenários onde estes utilizadores partilham a estrada com veículos conectados. No entanto, devem ser realizados mais testes considerando a latência adicional introduzida pelo tempo de processamento da aplicação e pelo tempo de reação dos utilizadores.
Description
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Informática e de Computadores
Keywords
ITS soft mobility hybrid network awareness safety mobilidade suave rede híbrida alerta segurança
Citation
GONÇALVES, Mafalda Sofia Compadrinho – A safety perspective for soft mobility in the ITS ecosystem. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. 2023. Dissertação de Mestrado.
Publisher
Instituto Superior de Engenharia de Lisboa