Publication
Educação para a cidadania em Portugal
dc.contributor.author | G Dias, Alfredo | |
dc.contributor.author | Hortas, Maria João | |
dc.date.accessioned | 2022-07-22T11:16:21Z | |
dc.date.available | 2022-07-22T11:16:21Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | A Educação para a Cidadania em Portugal ganha um novo dinamismo e assume uma nova perspectiva com a publicação da Estratégia Nacional da Educação para o Desenvolvimento (2010-2015) e dos documentos de orientação curricular, que reforçam uma abordagem à Educação para a Cidadania Global sustentada no desenvolvimento de competências (2017-2019). É sobre este percurso de uma década que se foca o presente artigo, objetivando compreender os princípios orientadores e finalidades do referencial da Educação para o Desenvolvimento e discutir, numa perspectiva crítica, as potencialidades e limitações dos documentos que operacionalizam a Educação para a Cidadania Global nos currículos em Portugal. A análise, sustentada nos documentos oficiais, reconhece o esforço para colocar na agenda das políticas educativas uma dimensão objetiva de formação cidadã. Contudo, identificam-se algumas contradições que poderão dificultar um desenho curricular comprometido com o desenvolvimento de competências cidadãs numa perspectiva de Cidadania Global. | pt_PT |
dc.description.abstract | Abstract: Education for citizenship in Portugal gains a new dynamic and assumes a new perspective with the publication of National Strategy of Education for Development (2010-2015) and the documents with curricular guidelines, that reinforce the importance of Education for a Global Citizenship based in the competence development (2017-2019). It is about this path of a decade that we focus this article, aiming to understand the guidance principles and the ends of the referential of Education for Development and to discuss, with a critical perspective, the potentialities and limits of the documents put in practice for the Portuguese curriculums of Education for a Global Citizenship. The analyses, sustained in the official documents, recognises the effort to put the dimension of citizenship formation in the education political agenda. However, can be identified some contradictions that might make difficult to create a curricular draw committed to the development of citizenship competences from a perspective of Global Citizenship. | pt_PT |
dc.description.abstract | Resumen: La educación para la ciudadanía en Portugal adquiere un nuevo dinamismo y adquiere una nueva perspectiva con la publicación de la Estrategia nacional para la educación para el desarrollo (2010-2015) y documentos de orientación curricular, que refuerzan un enfoque de la educación para la ciudadanía Global sostenido en el desarrollo de habilidades (2017-2019). Este artículo se centra en este curso de una década, con el objetivo de comprender los principios rectores y los propósitos del marco de Educación para el Desarrollo y discutir, en una perspectiva crítica, los potenciales y las limitaciones de los documentos que hacen que la Educación para la Ciudadanía Global sea operativa en Brasil. se reanuda en Portugal. El análisis, respaldado por documentos oficiales, reconoce el esfuerzo por colocar una dimensión objetiva de la formación ciudadana en la agenda de las políticas educativas. Sin embargo, se identifican algunas contradicciones que pueden dificultar un diseño curricular comprometido con el desarrollo de habilidades ciudadanas en una perspectiva de Ciudadanía Global. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.51562 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1983-1579 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/14874 | |
dc.language.iso | spa | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/51562 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Competências | pt_PT |
dc.subject | Educação para a Cidadania | pt_PT |
dc.subject | Portugal | pt_PT |
dc.subject | Competences | pt_PT |
dc.subject | Citizenship education | pt_PT |
dc.subject | Habilidades | pt_PT |
dc.subject | Educación para la ciudadanía | pt_PT |
dc.title | Educação para a cidadania em Portugal | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 15 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 2 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Espaço do Currículo | pt_PT |
oaire.citation.volume | 13 | pt_PT |
person.familyName | Gomes Dias | |
person.familyName | Barroso Hortas | |
person.givenName | Alfredo | |
person.givenName | Maria João | |
person.identifier.ciencia-id | DA1C-B0CA-8A5B | |
person.identifier.ciencia-id | 0310-7ED6-E75D | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6500-844X | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3159-8362 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | a8ac79f6-189a-41db-932f-4026294e4729 | |
relation.isAuthorOfPublication | deaa410a-dc1e-4718-81c2-f30f8cc615e0 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | a8ac79f6-189a-41db-932f-4026294e4729 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Educação para a cidadania em Portugal.pdf
- Size:
- 254.18 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: