Repository logo
 
Publication

Educação para a cidadania em Portugal

dc.contributor.authorG Dias, Alfredo
dc.contributor.authorHortas, Maria João
dc.date.accessioned2022-07-22T11:16:21Z
dc.date.available2022-07-22T11:16:21Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractA Educação para a Cidadania em Portugal ganha um novo dinamismo e assume uma nova perspectiva com a publicação da Estratégia Nacional da Educação para o Desenvolvimento (2010-2015) e dos documentos de orientação curricular, que reforçam uma abordagem à Educação para a Cidadania Global sustentada no desenvolvimento de competências (2017-2019). É sobre este percurso de uma década que se foca o presente artigo, objetivando compreender os princípios orientadores e finalidades do referencial da Educação para o Desenvolvimento e discutir, numa perspectiva crítica, as potencialidades e limitações dos documentos que operacionalizam a Educação para a Cidadania Global nos currículos em Portugal. A análise, sustentada nos documentos oficiais, reconhece o esforço para colocar na agenda das políticas educativas uma dimensão objetiva de formação cidadã. Contudo, identificam-se algumas contradições que poderão dificultar um desenho curricular comprometido com o desenvolvimento de competências cidadãs numa perspectiva de Cidadania Global.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: Education for citizenship in Portugal gains a new dynamic and assumes a new perspective with the publication of National Strategy of Education for Development (2010-2015) and the documents with curricular guidelines, that reinforce the importance of Education for a Global Citizenship based in the competence development (2017-2019). It is about this path of a decade that we focus this article, aiming to understand the guidance principles and the ends of the referential of Education for Development and to discuss, with a critical perspective, the potentialities and limits of the documents put in practice for the Portuguese curriculums of Education for a Global Citizenship. The analyses, sustained in the official documents, recognises the effort to put the dimension of citizenship formation in the education political agenda. However, can be identified some contradictions that might make difficult to create a curricular draw committed to the development of citizenship competences from a perspective of Global Citizenship.pt_PT
dc.description.abstractResumen: La educación para la ciudadanía en Portugal adquiere un nuevo dinamismo y adquiere una nueva perspectiva con la publicación de la Estrategia nacional para la educación para el desarrollo (2010-2015) y documentos de orientación curricular, que refuerzan un enfoque de la educación para la ciudadanía Global sostenido en el desarrollo de habilidades (2017-2019). Este artículo se centra en este curso de una década, con el objetivo de comprender los principios rectores y los propósitos del marco de Educación para el Desarrollo y discutir, en una perspectiva crítica, los potenciales y las limitaciones de los documentos que hacen que la Educación para la Ciudadanía Global sea operativa en Brasil. se reanuda en Portugal. El análisis, respaldado por documentos oficiales, reconoce el esfuerzo por colocar una dimensión objetiva de la formación ciudadana en la agenda de las políticas educativas. Sin embargo, se identifican algunas contradicciones que pueden dificultar un diseño curricular comprometido con el desarrollo de habilidades ciudadanas en una perspectiva de Ciudadanía Global.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.51562pt_PT
dc.identifier.issn1983-1579
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/14874
dc.language.isospapt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/51562pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectEducação para a Cidadaniapt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectCompetencespt_PT
dc.subjectCitizenship educationpt_PT
dc.subjectHabilidadespt_PT
dc.subjectEducación para la ciudadaníapt_PT
dc.titleEducação para a cidadania em Portugalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage15pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleRevista Espaço do Currículopt_PT
oaire.citation.volume13pt_PT
person.familyNameGomes Dias
person.familyNameBarroso Hortas
person.givenNameAlfredo
person.givenNameMaria João
person.identifier.ciencia-idDA1C-B0CA-8A5B
person.identifier.ciencia-id0310-7ED6-E75D
person.identifier.orcid0000-0001-6500-844X
person.identifier.orcid0000-0002-3159-8362
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationa8ac79f6-189a-41db-932f-4026294e4729
relation.isAuthorOfPublicationdeaa410a-dc1e-4718-81c2-f30f8cc615e0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya8ac79f6-189a-41db-932f-4026294e4729

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Educação para a cidadania em Portugal.pdf
Size:
254.18 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections