Repository logo
 
Publication

Políticas educativas e aprendizagem dos alunos no ensino não-superior português

dc.contributor.authorAntunes, Marina Godinho
dc.contributor.authorMucharreira, Pedro Ribeiro
dc.contributor.authorCabrito, Belmiro
dc.contributor.authorCerdeira, Luisa
dc.date.accessioned2021-10-09T12:58:23Z
dc.date.available2021-10-09T12:58:23Z
dc.date.issued2020-03
dc.descriptionArtigo publicado em revista científica internacionalpt_PT
dc.description.abstractA presente investigação tem como objetivo investigar o papel que algumas variáveis podem ter no incremento das aprendizagens dos alunos, tais como o envolvimento dos alunos, os projetos educativos de escola algumas políticas educativas, como o currículo nacional, a redução do número de alunos por turma ou a formação contínua de professores. A investigação é de natureza qualitativa, na linha de um paradigma interpretativo, embora utilizando técnicas quantitativas de recolha e análise de dados. Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário online desenvolvido pelos autores para avaliar as diferentes dimensões do modelo proposto, recorrendo-se nesse sentido a uma amostra de conveniência constituída por 1.320 professores e diretores de escolas de ensino não-superior, público e particular e cooperativo, desde o primeiro ciclo até ao ensino secundário, do território português, no ano letivo de 2017/2018. No tratamento de dados quantitativos, utilizou-se o modelo de equações estruturais (SEM), através do software SPSS para investigar as possíveis relações entre as diferentes dimensões incorporadas no modelo. As principais conclusões do estudo apontam no sentido de que a melhoria do desempenho escolar dos alunos foi influenciada de forma significativa pelos métodos de estudo dos alunos e não revelou como diretamente significativa a influência da redução do número de alunos por turma, da formação de professores e do currículo nacional.pt_PT
dc.description.abstractThis research aims to study the role that some variables might have in the improvement of students learning, namely, students’ engagement, school educational projects and some educational policies, such as the national curriculum, a class-size reduction or the commitment to continuous teacher training, trying to understand the role that they might have in the improvement of learning and personal and social skills of the students in the Portuguese educational system. Regarding the methodology, the research is qualitative in the line of an interpretative paradigm, although using quantitative techniques of data collection and analysis. The data were obtained through the application of a digital survey developed by the authors to evaluate the different dimensions of the proposed research model, using for this purpose a sample of convenience constituted by 1320 teachers and school directors of non-higher education, public and private and cooperative, from the first cycle to the high school, of the national territory, in 2017/2018. The email addresses were obtained from the database available on the “Portal of Schools”. In the treatment of quantitative data, a structural equation model (SEM) was used through the SPSS software, to investigate the possible relationships between the different dimensions incorporated in the model. The main conclusions of the study point towards that the students' school improvement were only influenced by the students' study methods and did not reveal as significant the influence of the variable's class-size reduction, teacher training, and the national curriculum.pt_PT
dc.description.abstractEsta investigación tiene como objetivo investigar el papel que pueden desempeñar algunas variables en la mejora del aprendizaje de los estudiantes, como la participación de los estudiantes, los proyectos de educación escolar y algunas políticas educativas como el plan de estudios nacional, la reducción en el número de estudiantes por estudiante. clase o formación continua del profesorado. La investigación es de naturaleza cualitativa, en línea con un paradigma interpretativo, aunque utiliza técnicas cuantitativas de recolección y análisis de datos. Los datos se obtuvieron mediante la aplicación de un cuestionario en línea desarrollado por los autores para evaluar las diferentes dimensiones del modelo propuesto, utilizando una muestra de conveniencia que consta de 1.320 maestros y directores de escuelas no terciarias públicas y privadas. y cooperativa, desde el primer ciclo hasta la educación secundaria, del territorio portugués, en el año escolar 2017/2018. En el tratamiento de datos cuantitativos, utilizamos el modelo de ecuaciones estructurales (SEM) a través del software SPSS para investigar las posibles relaciones entre las diferentes dimensiones incorporadas en el modelo. Las principales conclusiones del estudio indican que la mejora del rendimiento académico de los estudiantes fue influenciada significativamente por los métodos de estudio de los estudiantes y no reveló como directamente significativa la influencia de la reducción en el número de estudiantes por clase, la formación del profesorado y del currículum nacional.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMucharreira, P. R., Antunes, M. G., Cabrito, B. G., & Cerdeira, L. (2020). Políticas educativas e aprendizagem dos alunos no ensino não-superior português. Práxis Educacional, 16(38), 441-460.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i38.6020pt_PT
dc.identifier.issn2178-2679
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/13856
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)pt_PT
dc.relation.ispartofseries;38
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6020pt_PT
dc.subjectPolíticas educativaspt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectRedução do número de alunos por turmapt_PT
dc.subjectFormação de Professorespt_PT
dc.subjectProjetos educativospt_PT
dc.subjectEducational policiespt_PT
dc.subjectStudents learningpt_PT
dc.subjectClass-size reductionpt_PT
dc.subjectTeacher trainingpt_PT
dc.subjectSchool educational projectspt_PT
dc.subjectAprendizajept_PT
dc.subjectReducción en el número de estudiantes por clasept_PT
dc.subjectFormación de profesorespt_PT
dc.subjectProyectos educativospt_PT
dc.titlePolíticas educativas e aprendizagem dos alunos no ensino não-superior portuguêspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBahia - Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage460pt_PT
oaire.citation.startPage441pt_PT
oaire.citation.titleRevista Práxis Educacionalpt_PT
oaire.citation.volume16pt_PT
person.familyNameGodinho Antunes
person.familyNameRibeiro Mucharreira
person.familyNameCabrito
person.familyNameCerdeira
person.givenNameMarina
person.givenNamePedro
person.givenNameBelmiro
person.givenNameLuisa
person.identifierUosKJfUAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id7512-9AB0-FDF0
person.identifier.ciencia-id4E1D-9BEA-8DB4
person.identifier.ciencia-idC715-DE4B-70DB
person.identifier.ciencia-id5310-AFF9-2951
person.identifier.orcid0000-0001-5363-9439
person.identifier.orcid0000-0003-0059-0576
person.identifier.orcid0000-0003-0420-5639
person.identifier.orcid0000-0002-2217-7822
person.identifier.scopus-author-id25025932400
person.identifier.scopus-author-id37062862500
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationc2825599-132a-4093-8064-57f735485504
relation.isAuthorOfPublicationd0c41ef0-0230-47a0-a59c-8a73df611507
relation.isAuthorOfPublicationdde7db75-d986-4805-95c5-50d4c1efb2de
relation.isAuthorOfPublication72232093-7f5e-4e93-a4ab-b70162799190
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverydde7db75-d986-4805-95c5-50d4c1efb2de

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Práxis Educacional.pdf
Size:
475.48 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections