Repository logo
 
Publication

A participação das crianças em intervenção precoce: representações sociais de técnicas e famílias

dc.contributor.authorLapa, Manuela
dc.contributor.authorTomás, Catarina
dc.date.accessioned2015-05-21T13:04:43Z
dc.date.available2015-05-21T13:04:43Z
dc.date.issued2015-03
dc.description.abstractNeste artigo pretende-se apresentar uma investigação desenvolvida no âmbito do Mestrado de Intervenção Precoce que teve como objetivo caracterizar as representações sociais de técnicas de intervenção precoce e de famílias sobre as crianças e os seus direitos, com especial enfoque nos direitos de participação. Metodologicamente a investigação assume uma abordagem qualitativa, eticamente situada, assente num estudo de cas o realizado no distrito de Setúbal. Adotou-se um conjunto multifacetado de estratégias de pesquisa, recorrendo quer ao questionário aos públicos selecionados, (18 às técnicas e 24 às famílias), quer a (4) entrevistas semiestruturadas a cada um deles, de modo a caracterizar em profundidade os seus discursos. Na análise dos discursos recorremos à categorização e comparação que nos levou à construção de um texto analítico, descritivo, indutivo e interpretativo, tendo como quadro de referência teórico multidisciplinar a Intervenção Precoce e a Sociologia da Infância. Nos discursos produzidos verificou-se que as crianças são representadas como sujeitos de direitos nas dimensões da provisão e da proteção. Não obstante, quanto à dimensão da participação, esta é marcada por um conjunto de obstáculos à sua concretização e promoção nos contextos de Intervenção Precoce estudados.por
dc.identifier.isbn978-989-95733-5-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/4574
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherCIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa,por
dc.subjectDireitos da criançapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectTécnicas de intervenção precocepor
dc.subjectFamíliapor
dc.titleA participação das crianças em intervenção precoce: representações sociais de técnicas e famíliaspor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage183por
oaire.citation.startPage172por
oaire.citation.titleAtas do II Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboapor
person.familyNameLapa
person.familyNameTomás
person.givenNameManuela
person.givenNameCatarina
person.identifier.ciencia-id3F16-59D0-6D9E
person.identifier.orcid0000-0002-1283-4702
person.identifier.orcid0000-0002-9220-964X
person.identifier.scopus-author-id15027833000
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication615721ce-1ece-4adc-9744-a41db4a1b465
relation.isAuthorOfPublicationb5c52d05-f0d9-480e-9bd3-53389b0aaa1d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery615721ce-1ece-4adc-9744-a41db4a1b465

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Lapa e Tomás.pdf
Size:
183.98 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections