Repository logo
 
Publication

Determinantes da divulgação voluntária de informação : a divulgação da responsabilidade social no contexto global, no período 2005-2016

dc.contributor.advisorMaria Manuela Martins Saraiva Sarmento Coelho
dc.contributor.authorPinheiro, Pedro
dc.date.accessioned2022-07-06T10:41:19Z
dc.date.available2022-07-06T10:41:19Z
dc.date.issued2020
dc.descriptionTese de doutoramento em Gestão, Universidade Lusíada de Lisboa. Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.description.abstractNuma fase em que a responsabilidade social e a sua consequente divulgação são um dos temas prementes no contexto não só académico, como também empresarial, pouca evidência empírica existe relativamente aos fatores que conduzem as organizações a essa mesma divulgação. Assim, a presente investigação tem como objetivo geral a identificação dos fatores determinantes da divulgação da responsabilidade social das organizações. Neste contexto foi desenvolvida uma base de dados contendo informação relacionada com 39 indicadores referentes a 1033 organizações sedeadas em 32 países, relativamente ao período compreendido entre 2005 e 2016. Com intuito alcançar os objetivos propostos e, deste modo, dar resposta à questão de investigação formulada “quais os fatores determinantes da divulgação voluntária de informação”, é aplicada uma metodologia baseada no modelo de equações estruturais. Para tal, são definidos sete constructos (“company exposure”, “country exposure”, “dimensão empresarial”, “estrutura de propriedade”, “financeira”, “governo das sociedades”, “perfil da organização”) e propostos os modelos de medida e estrutural. Os resultados obtidos permitem evidenciar que os constructos “country exposure”, “governo das sociedades” e “perfil da organização” influenciam positivamente a divulgação da informação. Em sentido oposto, o constructo “estrutura de propriedade” influencia negativamente a divulgação da informação. Os demais constructos propostos não são estatisticamente significativos enquanto fatores determinantes da divulgação da informação. Por último, não existe evidência empírica de que a crise financeira mundial sentida entre 2007 e 2010 ou os períodos anteriores e posteriores até ao ano de 2016 provoquem alterações nas conclusões da investigação.pt_PT
dc.description.abstractAt a time when corporate social responsibility and its consequent disclosure are one of the hot topics not only among academics but also among practitioners, little empirical evidence exists regarding the factors that induce entities to voluntarily disclosure information related with such a topic. This investigation aims to identify which are the determining factors in the disclosure of corporate social responsibility. In this context, a database was developed containing information related to 39 indicators referring to 1033 entities seeded in 32 countries, for the period between 2005 and 2016. In order to achieve the proposed objectives and, thus, answer the research question formulated “which are the determining factors of voluntary information disclosure”, a methodology based on the structural equations is applied. To this end, seven constructs are defined ("company exposure", "country exposure", "business dimension", "ownership structure", "financial", "corporate governance", "organization profile") and the competent measurement and structural models are proposed. The results show that the latent variables “country exposure”, “corporate governance” and "entity profile" positively influence the level of information disclosed. Conversely, the latent variable “ownership structure” negatively influences the disclosure of information. The other proposed constructs did not show statistical significance as determining factors for the abovementioned level of disclosure. Finally, there was no empirical evidence that supports the idea that the global financial crisis experienced between 2007 and 2010 or the periods before and after until 2016 provoke changes in the abovementioned conclusions.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPinheiro, P. (2020). Determinantes da divulgação voluntária de informação: a divulgação da responsabilidade social no contexto global, no período 2005-2016. (Tese de Doutoramento em Gestão). Universidade Lusíada de Lisboa. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.21/14787pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/14787
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Lusíadapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/11067/5918pt_PT
dc.subjectResponsabilidade social das empresaspt_PT
dc.subjectDivulgação de informaçõespt_PT
dc.subjectModelos de equações estruturaispt_PT
dc.titleDeterminantes da divulgação voluntária de informação : a divulgação da responsabilidade social no contexto global, no período 2005-2016pt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleTese de doutoramento em Gestão, Universidade Lusíada de Lisboa,pt_PT
person.familyNameBatista Pinheiro
person.givenNamePedro Miguel
person.identifier.ciencia-id4C16-F202-C042
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublication72157dd8-3ad8-4f70-a625-c02f04581936
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery72157dd8-3ad8-4f70-a625-c02f04581936

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
dg_pedro_pinheiro_tese.pdf
Size:
7.46 MB
Format:
Adobe Portable Document Format