Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.03 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A inovação e o desenvolvimento tecnológico obrigam os fabricantes a uma intensa
competição global, face a uma redução no ciclo de desenvolvimento dos produtos e a
rigorosos constrangimentos de custos, ao mesmo tempo que enfrentam consumidores
mais exigentes, que procuram produtos de Qualidade. A Fiabilidade do bem é um aspecto marcante dessa Qualidade. Tradicionalmente o acesso a essa fiabilidade é baseado em testes de vida, normalmente acelerados. Todavia, para produtos altamente fiáveis, pouca informação a respeito da sua fiabilidade é fornecida por via dos testes de
vida, nos quais poucas ou nenhumas falhas são observadas.
Perante este cenário, a análise de degradação surge como uma técnica alternativa
atractiva aos clássicos métodos de estudo da fiabilidade, apresentando como grande
vantagem o facto de não ser necessário que nenhuma falha ocorra para se obter informação sobre a fiabilidade do bem, beneficiando ainda de uma redução no tempo de
duração dos testes.
Este trabalho começa por abordar os fundamentos da teoria da fiabilidade, e sua
aplicação ao ciclo de vida dos componentes, fazendo alusão aos modelos de fiabilidade,
ou distribuições de vida que mais usualmente se ajustam as várias fases de vida de um
bem, nomeadamente a distribuição Exponencial, Normal e com particular destaque à versátil distribuição de Weibull.
De seguida é feita a abordagem à análise de degradação dos componentes como uma
técnica útil para estimar a fiabilidade de um bem, e neste contexto é feita a abordagem
de uma metodologia de análise da degradação com base na monitorização da condição
dos componentes. Quando um bem está sujeito a um processo de degradação, onde se
pode fixar um valor limite para a característica que está a ser medida, pode-se recolher uma série de dados relativos ao processo em causa, servindo estes para ajustar um modelo matemático de degradação, que por extrapolação da curva de degradação
permitem estimar o tempo até à falha, e por consequência o tempo de vida útil restante.O trabalho enquadra ainda a análise da degradação dos componentes numa perspectiva
de apoio à estratégia de manutenção, no domínio da manutenção condicionada, e em
particular no quadro da manutenção preditiva, tendo por objectivo fazer a optimização do programa de manutenção a aplicar, de forma a minimizar os custos globais da função manutenção. Nesta vertente são também considerados os intervalos P-F para monitorizar a evolução do estado de falha, em que é necessário definir o valor do
parâmetro analisado para o qual se considere o início do processo de falha e o correspondente valor de falha efectiva.
É apresentado um estudo prático com a colaboração duma prestigiada empresa de
comercialização e distribuição de veículos pesados, focalizado num modelo de camião
específico comercializado por essa marca. O estudo está direccionado para o sistema de
travagem do veículo, mais concretamente a um dos seus componentes mecânicos, as
pastilhas de travão. Este componente tem associado o mecanismo de degradação
conhecido por desgaste.
A medição do parâmetro de desgaste será feita por meio da técnica de simulação de
valores, tendo no entanto em consideração, uma base de dados restrita de valores reais.
O estudo de fiabilidade deste componente tem por objectivo fundamental estimar o
tempo de Vida Útil Restante (“Residual Useful Life, RUL”) para as pastilhas, ou seja, até que se atinja o valor limite admissível (considerado como falha). Para os cálculos foi utilizado o programa informático denominado Weibull ++7. O caso de estudo permitiu determinar para situações particulares a relação entre o desgaste e a distância percorrida, estimando-se desta forma a vida restante (em distância), até ao momento em que o componente atinge o limite de desgaste considerado admissível.
O grande potencial de estudo futuro passa pela elaboração de um modelo (com base em
dados reais de exploração), que contemple os principais factores de influência, e que
duma forma expedita permita a gestores de frota, fabricantes ou responsáveis da marca
fazer a análise da fiabilidade do componente, tendo em conta uma situação específica de exploração. O conhecimento da fiabilidade das pastilhas pode levar à optimização da exploração do veiculo, por meio de um planeamento estratégico da sua manutenção,nomeadamente ao nível do aprovisionamento, na programação das intervenções, e em particular quanto à vida útil restante para as pastilhas.
Description
Keywords
Análise de degradação Tempo até à falha Fiabilidade Estratégia de manutenção