Publication
Implementação de um programa de fiabilidade de aeronaves
| dc.contributor.advisor | Sobral, JosƩ Augusto da Silva | |
| dc.contributor.advisor | Dias, João André Rodrigues | |
| dc.contributor.author | Marques, João Daniel Abreu | |
| dc.date.accessioned | 2016-01-06T15:53:24Z | |
| dc.date.available | 2016-01-06T15:53:24Z | |
| dc.date.issued | 2015-09 | |
| dc.description | Trabalho Final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Mecânica | |
| dc.description.abstract | Motivadas pela conjuntura atual, hoje as empresas devem focalizar-se nĆ£o só naquilo que o mercado oferece, mas tambĆ©m no que podem e estĆ£o dispostas a oferecer. Atualmente, a estrutura de uma empresa deve avaliara sua cadeia de valor, de forma a identificar fontes de desperdĆcio e poder assim trabalhar exaustivamente nas tarefas que realmente agregam valor para o cliente. No que respeita o mundo aeronĆ”utico, onde a competitividade Ć© implacĆ”vel e, por outro lado, onde o desenvolvimento Ć© constante, Ć© impensĆ”vel que os operadores caiam na tentação de estagnar com processos jĆ” consolidados no tempo. Na verdade, aquilo que se procura Ć© inovar mais e mais, tendo em vista a garantia da melhoria contĆnua dos processos e de forma a alcanƧar os seus objetivos principais, nomeadamente: maximizar a seguranƧa operacional, minimizar o tempo de paragem para manutenção e gerar valor e/ou obter vantagem competitiva. Nesse sentido, motivado por uma nĆ£o-conformidade deum dos clientes da Heliportugal, chegou-se Ć conclusĆ£o que se poderia tirar proveitodesta situação para que o presente caso de estudo fosse ao encontro dos pressupostos apresentados anteriormente. Assim, tirando partido da nĆ£o-conformidade do cliente, cujo trabalho seria apenas garantir um controlo simples das anomalias da frota AW139 da Heliportugal, optou-se por se iniciar um projeto para a implementação de um programa de fiabilidade na empresa. Como tal, o presente caso de estudo, visou, numa fase inicial, garantir o registo histórico das anomalias da frota AW139, desde o inĆcio da sua operação, para que depois se pudesse efetuar a anĆ”lise fiabilĆstica da frota. Uma vez garantida a anĆ”lise fiabilĆstica da frota, a segunda fase do estudo compreendeu a definição dos procedimentos internos a adotar e respetiva aplicação prĆ”tica para a implementação do programa de fiabilidade na empresa. Por outro lado, o projeto foi ainda pensado e elaborado de forma a ser aplicĆ”vel a outras frotas, nomeadamente de fabricantes diferentes e, por isso, uma das suas vantagens Ć© o facto de ser transversal a todas as frotas. Por Ćŗltimo, atravĆ©s deste, foram dadas as diretrizes, que se entendem necessĆ”rias, no sentido de garantir que o projeto possa ser consolidado num futuro próximo. Estas diretrizes constituem fundamentalmente a revisĆ£o deprocedimentos internos e propostas de melhoria a implementar com o desenvolvimento do projeto ao longo do tempo. | pt_PT |
| dc.description.abstract | Abstract: Motivated by the currently conjuncture, companies today should focus, not only in what the market offers, but also in what they can and what they are willing to offer. Currently, the structure of a company should assessits value chain, in order to identify sources of waste e, thus, be able to work exhaustively in the tasks that really add value to the customer. Regarding the aeronautical industry, where competition is relentless and, on the other hand, where development is constant, itās unthinkable that operators fall into the temptation to stagnate with processes already consolidated along the time. In fact, what is sought is to innovate more and more, thinking to ensure the continuous improvement of its processes and in order to achieve their main goals, namely: maximize operational safety, minimize downtime for maintenance and generate value and/or obtain competitive advantage. Following this, motivated by a non-compliance of one of the Heliportugalās customers, we came to conclusion that we could take advantage of this situation, in order to this case study meets the assumptions presented above. Thus, taking advantage of the customer non-compliance, whose job would only ensure an easycontrol of the anomalies of AW139 fleet, it was decided to start a project, which main goal was to implement a reliability program in the company. This case study aimed, at an early stage, to ensurethe historical record of failures of the AW139 fleet, since the start of its operation and, then, to be able to proceed with the reliability analysis of the fleet. Once the reliability was guaranteed, the second phase of the study included the definition of the internal procedures to adopt and its respective practical application for the implementation of the reliability program in the company. Moreover, the project was developed in order to be applicable to other fleets, namely to different manufacturers and, thus, one of its advantages is the fact that is transverse to the complete fleet. Finally, through this, the directives were given to ensure that the project can be consolidated in the near future. These guidelines are primarily a review of internal procedures and improvement proposals to be implemented with the development of the project along the time. | en |
| dc.identifier.citation | MARQUES, João Daniel Abreu - Implementação de um programa de fiabilidade de aeronaves. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2015. Dissertação de mestrado. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201223848 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/5505 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Instituto Superior de Engenharia de Lisboa | |
| dc.subject | Fiabilidade | pt_PT |
| dc.subject | Reliability | en |
| dc.subject | AeronƔutica | pt_PT |
| dc.subject | Aeronautics | en |
| dc.subject | Manutenção | pt_PT |
| dc.subject | Maintenance | en |
| dc.subject | Helicópteros | pt_PT |
| dc.subject | Helicopters | en |
| dc.subject | Aeronavegabilidade | pt_PT |
| dc.subject | Airworthiness | en |
| dc.title | Implementação de um programa de fiabilidade de aeronaves | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
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