Repository logo
 
Publication

Novos professores

dc.contributor.authorSerrazina, Maria De Lurdes
dc.contributor.authorOliveira, Isolina
dc.date.accessioned2011-12-13T12:35:04Z
dc.date.available2011-12-13T12:35:04Z
dc.date.issued2002-06
dc.description.abstractEste artigo pretende contribuir para o conhecimento dos problemas que se colocam aos novos professores quando iniciam a sua profissão. Nele se apresentam os resultados parciais de um projecto de investigação desenvolvido com quatro professoras do 1º ciclo do ensino básico, em início de carreira, numa escola dos arredores de Lisboa. Faz-se uma análise da forma como perspectivam o ser professor, como se relacionam com a matemática e também com os pais/família. As conclusões do estudo apontam para a necessidade de equacionar a abordagem à formação para o ensino da Matemática na formação inicial, tanto ao nível dos conteúdos, como da sua didáctica e da utilização de materiais. É também referido o facto de, dada a grande diversidade social das nossas escolas, ser urgente introduzir na formação inicial a análise e discussão de diferentes casos, bem como aspectos referentes às relações escola/família. Aponta-se ainda para a importância de apoiar os novos professores quando entram no sistemapor
dc.identifier.citationQuadrante, Vol. 11, Nº 2, 2002 p. 55-73por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/860
dc.language.isoporpor
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboapor
dc.subjectFormação inicialpor
dc.subjectFormação para o ensino da matemáticapor
dc.subjectNovos professorespor
dc.subjectRelações com a matemáticapor
dc.titleNovos professorespor
dc.title.alternativeprimeiros anos de profissãopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
person.familyNameSerrazina
person.givenNameMaria de Lurdes
person.identifier.ciencia-idD91D-9562-DA46
person.identifier.orcid0000-0003-3781-8108
person.identifier.scopus-author-id55849544400
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationfb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Novos professores.pdf
Size:
115.74 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections